
Cru, áspero, inacabado. O microcimento traz uma componente material muito expressiva às casas, atribuindo qualidades estéticas particulares. Tem um efeito decorativo particular dado pela textura áspera e pelos vários tons de cor. Agora, o microcimento é usado em muitos projetos de design de interiores, tanto para uso comercial como residencial. Os especialistas do habissimo aconselham como usar o microcimento nos diferentes espaços do lar e como torná-lo o protagonista no interior da casa.
Microcimento: a construção permanece nua
O microcimento - típico da arquitetura moderna - vive hoje um novo momento de afirmação. Este material está a ganhar um novo encanto tanto nos exteriores dos edifícios de estética brutalista, como nos interiores contemporâneos. Apesar do seu carácter essencial, o microcimento adapta-se às diferentes superfícies, tenham elas formas geométricas quadradas ou curvas. Sem revestimento aplicado na superfície, nem gesso ou outros materiais, a construção permanece nua, revelando as características estruturais do edifício.
Uma solução versátil
O microcimento pode ser usado em qualquer lugar, desde lofts com espírito industrial ou urbano, a interiores contemporâneos com um estilo refinado. Trata-se de um acabamento da casa muito versátil que desencadeia efeitos diferentes dependendo do contexto. Nos interiores mais minimalistas, a superfície de microcimento é aprimorada ao máximo, jogando com contrastes e combinando o material com outros mais nobres. Desta forma, é possível criar espaços com espírito eclético e de grande inspiração.

Acabamentos com efeito de cimento
A alternativa ao microcimento são outros materiais que reproduzem sua aparência. A utilização destas soluções permite ter o poder decorativo do cimento em diferentes tipos de superfícies, tornando-as mais adequadas ao uso diário, sobretudo, no que diz respeito à limpeza e manutenção. Muitas vezes são revestimentos que podem ser usados em todos os tipos de ambientes, mesmo em espaços húmidos e ao ar livre.
Materiais de com efeito de cimento - exemplos
Hoje em dia, há uma série de acabamentos de com efeito de cimento muito populares. Um exemplo muito utilizado são os grés porcelânico com efeito de cimento, que reproduzem perfeitamente a sua aparência. Podem ser encontrados no mercado em diversos formatos, para serem aplicados na parede ou no piso. A questão é que este material impossibilita ter superfícies contínuas. Outro exemplo é o laminado com efeito de cimento, utilizado na confeção de móveis. E há ainda os azulejos com efeito de cimento em PVC, de fácil aplicação e adequado para diversos tipos de ambientes.
Cimento de resina está na moda
Dentro das diversas opções para recriar o efeito de cimento, há uma que ganhou protagonismo: o cimento resinoso, um revestimento moderno que possui alta resistência, durabilidade e higiene. A estes juntam-se ainda as características estéticas particulares dadas pela aplicação manual que garantem a personalização e exclusividade do resultado final, ao nível da textura, cores e acabamentos. É um revestimento ideal para criar grandes superfícies contínuas, sem juntas, e é possível aplicar em paredes ou pisos, mas também em superfícies de trabalho. Entre as vantagens, o cimento resinoso oferece a possibilidade de renovar o piso sem demolir o existente. Por outro lado, a aplicação deste material, que deve ser realizada por profissionais, tem custos mais elevados do que as outras soluções.




Para poder comentar deves entrar na tua conta