Ajudamos-te a multiplicar facilmente as plantas do jardim, sejam suculentas ou árvores de fruto.
Comentários: 0
como fazer mudas de plantas
Pixabay

As mudas de plantas são uma prática muito simples para multiplicar plantas. Ou seja, é um método para obter uma nova planta a partir de outra. Atualmente, as técnicas de reprodução de plantas já não estão reservadas aos jardineiros experientes. Qualquer pessoa, desde que siga um conjunto de truques, consegue fazer mudas de plantas em casa de forma eficaz.

Por serem plantas numa fase inicial, deverão ser acondicionadas em lugares com muito sombra e normalmente precisam de um sol húmido com bastante água. Imagina um bebé que precisa de cuidados especiais, assim também são as mudas.

Como fazer mudas de plantas de forma rápida

Para fazer mudas de plantas é importante utilizar plantas saudáveis que tenham a melhor aparência.

  • Fazer mudas de sementes: é a maneira mais conhecida para multiplicar plantas hortícolas. Quando as mudas tiverem 3 a 4 folhas, podes passá-las para um vaso maior. Normalmente é utilizada no cultivo de alfaces, cebolas e tomates;

  • Fazer mudas por estacas: para isto, corta os galhos densos e coloca-os em copos com muita água antes de passá-los para vasos independentes;

  • Fazer mudas através de brotos: durante a floração, algumas plantas libertam pequenos brotos, que podem ser usados como mudas. Podes separá-las com cuidado, e plantá-las num substrato para que se possam reproduzir.

Como fazer mudas de plantas
Pixabay

Para fazer mudas será preciso regar as plantas mais vezes do que habitual, mas sempre com cuidado para o espaço não ficar demasiado molhado. Agora que já conheces maneiras para fazer mudas de plantas, damos-te a conhecer alguns exemplos práticos.

Como fazer mudas de alecrim, manjericão e outras ervas aromáticas

Para fazer mudas de alecrim ou mudas de manjericão poderás utilizar a técnica da estaquia. Na reprodução de plantas por estacas convém teres contigo uma tesoura limpa, que não deve tocar o interior da planta para não passar impurezas ou fungos. Coloca o galho cortado - que deve ser mais verde possível - dentro de um copo com água.

Plantas alecrim
Pixabay

Terás de enraizar as plantas e durante este período, as estacas devem ser protegidas da luz solar para brotarem naturalmente. Dois a três meses depois terás a tua muda de alecrim densa e aí podes aproveitar os galhos mais pequenos para fazer novas mudas.

A salsa, os coentros ou os orégãos multiplicam-se desta forma. Com o corte dos galhos, a planta fica mais robusta, portanto o procedimento ajuda a conservá-la.

Como fazer mudas de plantas suculentas?

É recomendado conhecer a planta suculenta que pretendes fazer mudas, porque será essa a planta dominante no teu jardim. Fazer mudas de plantas suculentas é muito rápido e basta utilizar as folhas.

Retira uma folha intermediária e evita arrancar as folhas da base ou do centro, que são mais importantes. Deixa a folha repousar durante alguns dias num prato de plástico ou sobre uma folha de papel. Só quando surgirem as primeiras raízes, poderás passá-la para um pequeno vaso. Para plantar as mudas de suculentas utiliza um vaso com furos e cobre suavemente a raíz.

Plantar suculentas
Pixabay

Tendo em conta que são plantas que gostam de sol, podes colocar a muda sob a incidência direta de luz de maneira sucessiva. Numa semana, por exemplo, pode estar três horas, na outra quatro e por aí adiante.

A irrigação da muda de plantas suculentas vai depender do tipo de solo. Fazer mudas de suculentas é indicado para quem gosta de uma variedade de cores e tamanhos de plantas no jardim de casa.

Como plantar mudas de orquídeas em vasos

As orquídeas são plantas com flores atraentes, muito admiradas por amantes de decoração. Porém, a sua multiplicação não é tarefa fácil.

Há quem goste de trocar os vasos das orquídeas e aproveitar para separar as raízes. Contudo, cortar diretamente a raíz pode danificar a planta e isso irá deitar o teu plano de reprodução por água abaixo. A reprodução das orquídeas através de sementes também não é boa ideia e costuma ocorrer em laboratório.

Orquídeas
Pixabay

Para fazer mudas de orquídeas podes utilizar os famosos “bebés das orquídeas”, conhecidos como keikis e que são produzidos nas suas hastes. Para que os mesmos possam brotar, coloca a planta à sombra e com muita água. Os keikis só devem ser cortados quando tiverem um dedo de comprimento.

Depois, as mudas das orquídeas devem ser colocadas num vaso com substrato. Não te esqueças de regá-las com frequência até atingirem o tamanho desejado.

Como fazer mudas de morango a partir da planta?

Gostarias de fazer mudas de morango a partir da planta? Este é um procedimento prático para a reprodução do teu fruto vermelho preferido.

Em primeiro lugar, coloca um pouco de substrato num pequeno vaso, que pode ser feito com terra húmida juntamente com cascas de ovo partidas, que fornecem nutrientes favoráveis ao crescimento da fruta. Em segundo lugar, aproveita as folhagens densas e onde observas algumas raízes.

Plantar morangos
Pixabay

Agora poderás utilizar a técnica de reprodução por estacas ou podes ajudar as raízes a encontrarem o vaso com substrato, sem serem cortadas. Só assim poderão germinar e ampliar o teu jardim de morangos.

O mesmo poderás fazer para plantar mudas de plantas frutíferas como mirtilo, laranja ou limão. Obviamente, se não tiveres nenhuma planta em casa terás que comprar mudas de plantas. São várias as floristas e outras lojas que dispõem de mudas que te irão tornar num jardineiro excecional.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta