Desde donativos e apoio voluntário, há várias formas de prestar apoio humanitário ao povo ucraniano. Descobre como neste artigo.
Comentários: 0
Apoio humanitário na Ucrânia
GTRES

A invasão russa à Ucrânia virou o país de pantanas. São muitas famílias que decidem ficar em território ucraniano. E conta-se, até ao momento, mais de um milhão de refugiados da guerra que decidem fazer-se à estrada em busca de segurança no ocidente europeu. Todos eles precisam de ajuda humanitária urgente e, neste sentido, estão a multiplicar-se as iniciativas que têm como propósito apoiar a Ucrânia e o seu povo – os que ficam e os que vão. Aqui reunimos alguns movimentos orientados por organizações não governamentais que estão a receber donativos de todos os que pretendem dar a mão à Ucrânia.

Desde o início da guerra na Ucrânia despoletada pela Rússia, a 24 de fevereiro de 2022, têm-se multiplicado as iniciativas de apoio ao povo ucraniano públicas e privadas, que procuram enviar mantimentos, produtos de primeira necessidade, apoios ao transporte, à saúde e não só. Também são vários os movimentos em Portugal empenhados em receber os refugiados do conflito armado e a dar apoio em tudo o que precisam, a começar pela casa, tal como pode apurar o idealista/news.

Refugiados ucranianos
GTRES

Apoio à Ucrânia com a UNICEF

A UNICEF é uma das organizações que já no terreno a prestar auxílio às crianças e às suas famílias. Há hoje 140 membros distribuídos por várias regiões do país como Donetsk, Luhansk, Kramatorsk, Mariupol e Kiev. E também estão a prestar ajuda humanitária nas fronteiras com a Polónia, Roménia e Moldávia para receber e dar apoio aos refugiados, que, segundo a própria organização, são na maioria mulheres e crianças.

Hoje, a UNICEF está a recolher donativos para responder às necessidades básicas destas pessoas fornecendo água potável, cuidados médicos, proteção infantil, educação e outros mantimentos.

Toda a informação sobre esta campanha humanitária está disponível aqui.

Organizações a ajudar a Ucrânia
GTRES

Cruz Vermelha está a angariar fundos para ajudar a Ucrânia

A Cruz Vermelha Portuguesa está a realizar uma campanha de angariação de fundos que reverte para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas afetadas pelo conflito, oferecendo água potável, saneamento, saúde, alimentação e abrigo.

“O Comité Internacional da Cruz Vermelha está no terreno e é para estas equipas que o apoio financeiro será mobilizado para que possam acudir aos feridos e responder às necessidades básicas das pessoas e famílias, cujas casas foram destruídas”, esclarece Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, numa nota de imprensa.

Para ajudar o CICV é possível fazer as doações online – no site icrc.org – ou por transferência bancária por três vias:

  • IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5;
  • IBAN da Cruz Vermelha Portuguesa, que está associado às plataformas REVOLUT e WE HELP UKRAINE: PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4 
  • Opção "Ser Solidário" do MBway (basta procurar a opção "Cruz Vermelha" e indicar o valor a doar).

Apoio ao povo ucraniano
GTRES

A ajuda que chega das Nações Unidas para os refugiados da Guerra

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) também está no terreno e lançou uma campanha que visa angariar fundos para continuar a ajudar o povo ucraniano afetado pelo conflito.

“A ACNUR intensificou as operações e a capacidade na Ucrânia e nos países vizinhos. Seguimos firmes e comprometidos em apoiar todas as populações afetadas na Ucrânia  para lhes fazer chegar ajuda humanitária indispensável”, lê-se no site da campanha que está disponível aqui.

como ajudar a ucrânia
GTRES

“We help Ukrain”: uma plataforma que ajuda os refugiados da guerra

A “Wehelpukraine.org” é uma plataforma online destinada a ajudar os refugiados da guerra a encontrar condições para recomeçar a sua vida. O objetivo da organização passa por encontrar e disponibilizar alojamento, transporte, cuidados médicos, apoio à legalização, ofertas de trabalho e apoio à educação.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Cruz Vermelha Portuguesa, pela Bolsa do Voluntário e pelo Banco de Voluntariado e conta com o apoio de todos os que quiserem juntar-se à iniciativa. É possível ajudar com casa, ajuda médica, legal, psicológica, financeira, educativa (com aulas de línguas, por exemplo) ou disponibilizando uma vaga de emprego.

Descobre tudo aqui.

Organizações prestam ajuda à Ucrânia
GTRES

“Cáritas ajuda a Ucrânia”

A Cáritas Portuguesa está a acompanhar de perto o conflito em solo ucraniano através da rede Internacional Cáritas. Lançou recentemente a campanha “Cáritas Ajuda a Ucrânia”, que procura “reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal”, lê-se na página da iniciativa.

O objetivo da iniciativa passa por prestar apoio de emergência no local com alimentos,
abrigo, higiene pessoal, medicamentos, apoio psicossocial, acolhimento para deslocados internos, transporte seguro para deslocados em trânsito, informação segura e contacto com familiares, explicam.

Sabe como ajudar aqui.

Envio de bens para a Ucrânia
GTRES

Médicos do Mundo acompanham saúde do povo ucraniano

Também a Médicos do Mundo está no terreno para apoiar a população no acesso a cuidados de saúde e prestar apoio psicológico. E para continuar fazê-lo lançou uma campanha de donativos para o seu fundo de emergência.

Sabe tudo neste link.

Apoio médico aos ucranianos
GTRES

Care Internacional quer chegar a 4 milhões de ucranianos

A Care Internacional é outra organização comprometida em ajudar os cidadãos ucranianos a enfrentar o cenário de guerra. “Uma catástrofe humanitária está a desenrolar-se na Ucrânia, com ataques militares a colocar milhões de vidas em risco. Famílias inocentes, mulheres, meninas e idosos estão a sofrer”, lê-se na página da iniciativa.

A resposta da Care passa por prestar “ajuda imediata” com alimentos, água, kits de higiene, apoio psicossocial, assistência monetária, priorizando mulheres, meninas, famílias e idosos. É possível ajudar fazendo uma doação ao fundo de crise da Ucrânia da Care que tem o objetivo de chegar a 4 milhões de pessoas.  

A informação sobre esta inicitiva de apoio à Ucrânia está disponível aqui.

Como ajudar a Ucrânia
GTRES

Formas de ajudar a Ucrânia multiplicam-se...

Estas são apenas 6 das dezenas de iniciativas de apoio à Ucrânia que se multiplicam pelo país e pelo mundo fora. Desde organizações não governamentais, ao próprio Governo e câmara municipais, passando por iniciativas privadas e sociais. Uma onda de solidariedade prolifera.

Para completar a lista, importa saber que a Plataforma Portuguesa das ONGD também reuniu várias organizações que já lançaram campanhas para ajudar a Ucrânia. E continua atenta para atualizar a lista com novas iniciativas que venham, entretanto, a surgir neste sentido.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta