
Algumas partes da casa necessitam de uma limpeza mais frequente e atenta que outras. Exemplo disso é a casa de banho, mais concretamente a sanita, uma zona propícia à proliferação de bactérias e que também pode ser fonte de odores desagradáveis. E por isso é tão importante fazer uma correta higienização da sanita, fundamental para a saúde e bem-estar de toda a família. No artigo de hoje deixamos-te dicas de como limpar e manter a sanita fresca e perfumada.
O ideal é que a sanita seja limpa todos os dias, mesmo que de uma forma mais rápida. Além disso, e pelo menos uma vez por semana, deve fazer-se uma limpeza mais profunda.
É muito importante que o material para limpar a casa de banho seja exclusivamente utilizado nesta divisão. Recomenda-se ainda a utilização de utensílios próprios apenas e só para a sanita.
Material necessário para limpar a sanita
- Luvas;
- Esponja e/ou escova e piaçaba;
- Pano;
- Balde com água;
- Produtos de limpeza (como lixívia ou desinfetantes).

Limpar a sanita passo a passo
- 1º - Desinfetar
Antes de mais, deves aplicar lixívia ou um desinfetante em toda a sanita e deixar que ele escorra, para eliminar todos os germes;
- 2º - Esfregar
Como uma escova própria ou esfregão, deves espalhar o produto de limpeza próprio e esfregar bem toda a sanita, deixando o produto atuar durante alguns minutos. Não te esqueças de higienizar bem toda a parte exterior: a tampa, a base, o local de descarga etc.. Para o interior deves usar o piaçaba;
Dica: nos cantos mais difíceis e para remover bem toda a sujidades, podes usar uma escolha de dentes velha devidamente desinfetada.
- 3º - Enxaguar
Deves puxar a descarga e com um pano húmido (que deves molhar várias vezes) tirar o excesso de espuma/produto;
- 4º - Lavar o piaçaba e esfregões
Não te esqueças de lavar e desinfetar o piaçaba e esfregões no final da limpeza. O ideal será que deixes o piaçaba e esfregões de molho num balde com água quente e lixívia.

Tirar manchas e calcário da sanita: soluções caseiras
É normal que o calcário se vá acumulando, deixando algumas manchas e sujidade entranhada. Como sempre, há algumas soluções caseiras que podem dar uma ajuda na hora de deixar a sanita a brilhar:
- Vinagre puro – penetra nas manchas e remove a sujidade. Basta aplicar, deixar atuar, esfregar e enxaguar;
- Vinagre com bicabornato de sódio – é uma das misturas que dá para tudo, no geral. E a sanita não é exceção;
- Bicabornato de sódio, água oxigenada e limão – uma mistura ideia para tirar crostas da sanita.
Por fim, é importante referir que a melhor dica de limpeza é mesmo a prevenção. A limpeza regular (seja da sanita ou casa em geral) vai evitar o acumular de sujidades e manchas difíceis de tirar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta