Decorar o quarto de um bebé pode ser uma tarefa difícil, sobretudo, se for o primeiro filho. Muitas vezes, principalmente quando somos principiantes, compramos todo o tipo de coisas como se o mundo estivesse a acabar. Mas será que realmente “precisamos” de tudo? A prioridade é criar um espaço aconchegante e agradável que proporcione segurança e conforto, mas às vezes com tantas opções podemos ficar stressados e perder-nos um pouco. O estilo Montessori pode ser uma boa alternativa. Explicamos tudo.
O estilo da pedagogia Montessori
Nos últimos anos, um estilo baseado no método Montessori, tornou-se muito popular. O método Montessori é um modelo educacional idealizado pela educadora e médica María Montessori no início do século XX. Ela interessou-se por crianças marginalizadas pela sociedade e viu o progresso que elas estavam a fazer graças à sua pedagogia, baseada no desenvolvimento pessoal da independência, liberdade com limites, respeito pela psicologia natural e desenvolvimento físico e social.
Este modelo educativo coloca a criança no centro da sua própria aprendizagem e pretende adaptar o ambiente da criança ao seu nível de desenvolvimento. E é disso que trata o estilo Montessori na hora de decorar um quarto infantil: que todos os móveis e recursos do quarto estejam voltados para o desenvolvimento da criança de acordo com a idade e habilidades, promovendo assim a sua independência e liberdade.
É mais do que o habitual encontramos quartos infantis com móveis para adultos. Camas altas, armários inacessíveis, mesas e cadeiras enormes que precisam de ser escaladas como se fossem os picos da Europa. Muitas famílias pensam: “Este quarto que fizemos com a intenção de durar anos". Sim, mas e depois? Como é que a criança se diverte?
Talvez já tenhas visto uma foto de uma cama Montessori ao nível do solo e te tenhas perguntado sobre qual é o objetivo ou qual é a melhor maneira de montá-la, porque também não se trata de colocar o colchão diretamente no chão. E se, em vez de comprar uma cama clássica, procurássemos uma solução onde a criança possa praticar movimentos livres com segurança? A pedagogia montessoriana não se baseia em design ou estilo, mas na utilidade dos materiais.
Características do espaço Montessori
O ideal é começar a criar um espaço Montessori quando a criança é bebé, e depois adaptar o espaço conforme ela cresce e/ou acrescentar áreas. Se quiseres começar a pensar em criar algo assim para um filho, estes são os 5 elementos essenciais que o espaço Montessori deve incluir:
Zona de livre circulação
A liberdade de movimento é muito importante num ambiente Montessori. O bebé ou criança deve ter espaço para se movimentar livremente e não ser restringido. Quando a criança é um bebé, geralmente é colocado um colchão na área de livre circulação. O bebé é colocado no chão em cima do tapete e pode mover-se livremente, tendo espaço para girar, levantar o tronco ou sentar-se quando estiver pronto. Um tapete também pode ser acrescentado para ampliar a zona, para que, se a criança rolar, não caia diretamente no chão.
Espelho com barra
Um clássico dos espaços Montessori é o espelho com barra, no qual a criança pode observar e reconhecer-se. O espelho costuma ser colocado na mesma área de livre circulação, ao lado do tapete, para que a criança se veja, se reconheça e, com a barra, aprenda a levantar-se sozinha.
Prateleiras para crianças
Uma das máximas mais importantes de um ambiente Montessori é que os materiais devem estar ao alcance da criança, para que ela mesma escolha aqueles que mais lhe interessam naquele momento. A ideia é que a criança não dependa do adulto para realizar as suas atividades, mas que quanto mais autónoma melhor, desde o início.
Portanto, um básico de um espaço Montessori são prateleiras baixas. Nelas, colocaremos os materiais didáticos organizados por categorias e bem separados uns dos outros (pelo menos 20cm) para que a criança entenda que são materiais diferentes.Geralmente são colocados em cestos para promover a ordem na mente da criança.
Canto de leitura
À medida que a criança cresce, ela passa de deitada no chão para sentada e, aos poucos, adquire a capacidade de escolher livros e virar as páginas sozinha.
Por isso, é fundamental montar um cantinho de leitura para que os livros fiquem expostos pela capa e sejam facilmente reconhecíveis (já que inicialmente a criança não saberá ler. Acompanharemos este espaço com uma zona de almofadas ou um sofá infantil para que a criança se acomode e fique tranquila.
Mesa infantil com cadeiras
À medida que a criança se levanta e caminha, ela poderá sentar-se numa cadeira e realizar atividades básicas sozinha. Nesse momento, uma mesa e cadeiras de tamanho infantil são essenciais para que a criança possa desenhar, pintar, realizar atividades de vida prática e, progressivamente, aprender letras e números.
Uma opção muito boa qualidade/preço, e que atende aos requisitos de tamanho e materiais Montessori (os materiais naturais são sempre preferidos nesta pedagogia) é a mesa LÄTT com duas cadeiras, da Ikea.
E estas seriam algumas opções e noções básicas sobre este estilo. Obviamente, encontrarás muito mais ideias e opções que podes gostar mais ou que se podem adequar melhor ao teu ritmo e estilo de vida.
Para poder comentar deves entrar na tua conta