
Há centenas de investidores estrangeiros “presos” em Portugal por não conseguirem renovar a Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), os chamados vistos gold. Em causa estão atrasos no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Na prática, segundo o Público, que avança a notícia, estes investidores com vistos gold caducados ficam impedidos de entrar ou sair de Portugal, ou seja, não podem transitar entre aeroportos e, caso o consigam, correm o risco de ficar retidos em outros países.
De acordo com dados fornecidos pelo SEF ao jornal, no dia 28 de junho encontravam-se pendentes 1.256 pedidos de renovação de ARI e 1.939 de reagrupamentos familiares. Há ainda casos de pessoas que têm o documento caducado há dois anos e que ainda não sabem quando é renovado, segundo os relatos de várias pessoas à mesma publicação.
O SEF diz estar a “trabalhar na resolução de questões técnicas relacionadas com a extensão da validade dos documentos, simplificação do sistema de renovação de ARI e de outras questões de regulamentação essenciais ao funcionamento das plataformas”, avançando que “está a ser preparada uma nova abertura de vagas para concessões e renovações que será lançada ainda este ano”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta