É possível inserir processos de golden visa por investimento imobiliário depois do portal ARI estar parado desde o início do ano.
Comentários: 0
Vistos gold em Portugal
Pexels

Os processos vistos gold para investimento imobiliário estiveram parados desde o início do ano até ao final de maio por inoperacionalidade da plataforma ARI (Autorizações de Residência por Investimento), que estava a “aguardar nova regulamentação”, tal como avançou a investigação do idealista/news, apontando as várias consequências para o país. Mas esta realidade, entretanto, mudou: a plataforma ARI, gerida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está novamente operacional e já recebeu várias candidaturas de vistos gold.

“A plataforma para inserir novas Autorizações de Residência por Investimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras está finalmente operacional”, confirmou a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) junto dos seus associados. E dá conta ainda em comunicado que “a plataforma recebeu já várias candidaturas para ARI, depois de ter estado inoperacional desde o princípio deste ano”.

“Consideramos positivo e constatamos com agrado que as entidades competentes atenderam às preocupações da APPII e colocaram a plataforma que permite a inserção de pedidos para os denominados vistos gold novamente operacional”, comenta Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, citado no documento.

O responsável tinha-se antes mostrado preocupado com a situação, dando nota em declarações ao idealista/news que a mudança na lei dos vistos gold, em paralelo com a fase de reestruturação do SEF, “causam muita consternação ao investimento imobiliário e, naturalmente, numa altura muito complicada de grandes incertezas que vivemos".

Investimento imobiliário por vistos gold
Pexels

Vistos gold parados no SEF durante 5 meses

Isto quer dizer que os estrangeiros que fizeram investimentos imobiliários avultados no país – na ordem dos 500 mil euros e 1 milhão de euros – já podem avançar com os processos para terem acesso aos vistos dourados, tal como promete este programa. Recorde-se que, tal como avançou o idealista/news, a plataforma ARI esteve inoperacional, pelo menos, entre janeiro e maio, estando a “aguardar nova regulamentação” decorrente da nova lei dos vistos gold que entrou em vigor no primeiro dia de 2022 e que visa proibir a atribuição de novos vistos por aquisição de imóveis nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e no litoral do país.

Mais tarde, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, disse que, afinal, “a lei alterada no passado é diretamente aplicável e não carece de nenhuma especial regulamentação", pelo que "há todas as condições para implementar a alteração legislativa" referente aos vistos gold. Também a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, veio a púbico dizer que "a lei, tal qual está, não carece de regulamentação por parte do Governo".

Além da nova lei, os especialistas apontam a extinção do SEF e a falta de recursos humanos deste serviço como um fator que pôde estar por detrás desta paralisação da plataforma ARI para o investimento imobiliário.

A verdade é que este congelamento da plataforma ARI para submissão de novos de vistos gold por investimento imobiliário gerou vários constrangimentos aos investidores estrangeiros e aos profissionais que trabalham diretamente nestes processos. E as consequências da inoperacionalidade do sistema todos estes meses trouxe consequências para o país, segundo anteviram os especialistas contactados pelo idealista/news:

  • Investidores imobiliário descontentes e “desesperados”;
  • Afastam investimento imobiliário estrangeiro;
  • Investimento é desviado para países concorrentes;
  • Portugal fica com imagem internacional manchada;

Agora, estando a nova plataforma ARI novamente operacional, todos os players do setor deverão unir esforços para limpar a imagem de Portugal lá fora e voltar a atrair mais investimento imobiliário estrangeiro, até porque, como lembra a APPII no documento, o investimento imobiliário é um “dos grandes pilares da nossa economia”, representando em 2019 15% do PIB.

Aquisição de imóveis por estrangeiros
Pexels

Aproveitar a crise como uma oportunidade

Hoje, as economias dos países estão a passar por uma crise social e económica, que advém de um período da recuperação da pandemia que está a ser marcado pela guerra da Ucrânia. E, neste contexto, a fileira da construção e do imobiliário em Portugal vê-se confrontada pela:

  • Subida dos custos da construção no pré-guerra e dos efeitos da própria guerra da Ucrânia;
  • Risco de um período de recessão apontado pelos ministros das Finanças do G7, também derivado da inflação e das taxas de juro.

Mas, ao contrário das outras crises recentes, “esta representa uma importante oportunidade para Portugal”, considera o presidente da APPII. “O nosso país oferece condições ímpares aos que nos procuram como destino de investimento, pela segurança, localização, qualidade de vida, entre outros. E, é por esta razão, que é essencial ter o processo das autorizações para residência por investimento 100% operacional para atrair e receber condignamente quem quer investir no nosso país”, sustenta Hugo Santos Ferreira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta