Já não aguentas esta vaga de calor em Portugal? Há lugares frescos à tua espera com imóveis a partir de 70 mil euros.
Comentários: 0
cidades mais frescas de portugal
idealista

A vaga de calor que invadiu Portugal, tem deixado muita gente sem saber como lidar com as temperaturas elevadas. Alguma vez sonhaste em viver num lugar fresco, onde a temperatura é amena todo o ano e os raios de sol nunca perturbam? A verdade é que a onda de calor excessiva que estamos a viver pode até dificultar-te os pensamentos e por isso mesmo, estamos cá para te ajudar.

Reunimos uma lista dos lugares mais frescos para se viver em Portugal e as casas mais deslumbrantes ao melhor preço. De norte ao sul do país - com ilhas incluídas -, existem vários lugares para onde te poderás mudar para refrescar ideias e começar do zero. 

Melhores cidades para viver em Portugal e fugir do calor

Tens-te perguntado quais são as melhores cidades para se viver em Portugal e onde é possível fugir do calor? A seguir apresentamos-te alguns dos lugares mais emblemáticos, com temperatura amena no verão e com invernos bastante suportáveis. 

A escolhados lugares foi feita com base na sua temperatura, qualidade do ar e também consoante o custo de vida. Aliás, é fácil comprar casas mais baratas e igualmente aconchegantes nas cidades mais frescas do nosso país.

Escolhe a tua cidade favorita 

Vila do Conde

Viver uma vida tranquila em Vila do Conde
wikimedia_commons
Esta pequena cidade portuguesa com menos de 80 mil habitantes, conta com clima agradável e vistas panorâmicas sobre praias e sobre o oceano Atlântico. Uma das suas mais valias é o facto de pertencer à Área Metropolitana do Porto tornando assim possível uma mobilidade facilitada pela região norte do país sem quaisquer inconvenientes.

Casas à venda em Vila do Conde desde 80 mil euros

Peniche

Peniche
Unsplash
Comprar casa em Peniche é algo único. Falamos de um dos lugares mais bonitos em Portugal, conhecido pelo Cabo Carvoeiro, pelo arquipélago das Berlengas e por um vasto património histórico e cultural. Nos últimos anos, verificou-se um aumento do número de habitantes em Peniche que ficam encantados com a temperatura média anual de 20ºC.

Casas à venda em Peniche a partir de 90 mil euros

Torres Vedras

Castelo de Torres Vedras
wikimedia_commons
Esta cidade portuguesa é muito interessante pela qualidade das suas águas, pelas casas no coração de vinhas e também pelo Carnaval mais português de Portugal. Em Torres Vedras, o maior destaque vai para o sol que teima em desaparecer, mas as temperaturas são amenas e não vão além dos 30ºC. Além disso, Torres Vedras situa-se apenas a 45 minutos de Lisboa.

Casas à venda em Torres Vedras a desde 80 mil euros

Madeira

Câmara de Lobos na Madeira
Unsplash
Cada vez mais procurada por nómadas digitais, morar na Madeira é uma experiência sem igual. Na pérola do Atlântico as temperaturas variam pouco ao longo do ano e rodam os 25ºC. Imagina que estás de férias todo o ano e depois do trabalho ou da escola dos teus filhos podes à praia ou fazer uma aventura pelas suas serras.

Casas à venda na Ilha da Madeira a partir de 70 mil euros

Açores

Açores
Unsplash
Aqui não encontras apenas um lugar refrescante, mas 9 lugares incríveis. Com muitas atividades desportivas e eventos gastronómicos, as ilhas açorianas são dos lugares mais idílicos de Portugal, perfeitos para quem quer muita vida selvagem ao seu redor.

Ninguém se arrepende de comprar casa nos Açores porque as temperaturas médias anuais que não superam os 20ºC e a paz de espírito é uma constante. A Ilha de São Miguel, por exemplo, tem casas e apartamentos para todos os bolsos. 

Casas à venda na Ilha de São Miguel desde 75 mil euros

Faro

viver na cidade de faro
wikimedia_commons
Os fãs das zonas mais áridas de Portugal vão adorar Faro. Com temperatura média anual de 18 °C, a capital da região do Algarve tem encontrado novos caminhos para ser uma cidade de futuro, muito pela aposta crescente nas energias renováveis.

Outros municípios algarvios em que vale a pena procurar um imóvel são Portimão, Silves ou Loulé, pelo contacto próximo com a vida cosmopolita e a proximidade com o oceano.

Casas à venda em Faro desde 115 mil euros

Vantagem e desvantagens de viver em zonas de Portugal com temperatura amena

Morar em Portugal em zonas frescas pode ser uma realidade. Existem locais onde comprar casas com paisagens de tirar o fôlego, que podem ser a tua casa de todos os dias em vez de meras escadapinhas de férias, é possível.

Mas então quais são as vantagens e desvantagens de viver em cidades com temperatura amena em Portugal? Segue os pontos:

  • Vantagens de morar em zonas frescas de Portugal:
    • Temperatura amena: as melhores cidades de Portugal são aquelas onde o verão não é muito seco nem muito húmido e onde a precipitação ocorre ocasionalmente. A maioria das zonas frescas não vão além dos 25ºC anuais;
    • Proximidade com vizinhos: por serem zonas onde normalmente existem menos pessoas, a proximidade é maior e onde podes sair à rua para meter dois dedos de conversa com a vizinhança;
    • Decoração de ruas com árvores: as estradas das cidades mais frescas de Portugal costumam ser decoradas com flores e com árvores que protegem o sol, a fim de criar espaços de sombra constante;
    • Custo de vida mais baixo: os transportes, escolas e educação costumam ser mais baratos, à excepção obviamente das zonas mais turísticas;
    • Contacto com a natureza: sejam as idas à praia ou piqueniques nas montanhas depois do trabalho, da escola ou aos fins de semana, as cidades mais frescas de Portugal primam pelo contacto direto com o meio ambiente e por vidas orgânicas sem stress. As crianças crescem preocupadas com a limpeza dos espaços públicos e atentas ao bem-estar de todos os seres vivos;
    • A segurança e a pureza do ar são também outras vantagens de morar em zonas mais frescas de Portugal.
  • Desvantagens de morar em zonas frescas de Portugal
    • Distância: os percursos entre algumas das zonas mais frescas de Portugal e os grandes centros urbanos podem ser maiores. Poderá ser uma desvantagem para quem precisa deslocar-se todos os dias para trabalho;
    • Vento forte: as melhores cidades de Portugal estão quase todas junto ao mar, logo são conhecidas pela brisa que corre todo o ano. Mesmo assim, toma atenção porque em alguns dias o vento pode ser realmente desagradável;
    • Emprego: algumas das melhores cidades para viver em Portugal, como por exemplo o Funchal, estão muito voltadas para o setor do turismo. Felizmente, nos últimos anos, têm-se conseguido adaptar aos recursos tecnológicos, mas a oferta continua a ser limitada.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta