Sempre sonhaste em comprar um terreno para construir uma casa de raíz? Há opções para todos os gostos em vários pontos do país.
Comentários: 0
Terrenos para construir a casa dos sonhos
idealista

Há quem prefira construir uma casa de raíz a comprar uma casa já construída. Ao optares por esta solução poderás escolher cada detalhe da tua nova morada. No entanto, na hora de comprar um terreno pode haver algumas dúvidas relativamente às diferenças entre terreno urbano, terreno urbanizável e terreno não urbanizável

Para que não te restem dúvidas, explicamos o significado de um terreno urbano, urbanizável ou não urbanizável, e o que poderás, ou não, construir. Queremos que fiques a par de tudo para comprares o terreno ideal, onde poderás construir a casa dos teus sonhos.

Qual a diferença entre terreno urbano, urbanizável e não urbanizável?

terrenos urbanos para venda
idealista
Nos últimos anos, verificaram-se algumas alterações nos planos municipais de ordenamento do território, pertinentes para entender as diferenças entre terreno urbano, terreno urbanizável e terreno não urbanizável.

Segundo o Decreto-Lei n.º 25/2021 de 29 de março, a designação dos terrenos como “solo urbanizável” existirá até 31 de dezembro de 2022. Posteriormente, o termo será extinto e, por isso mesmo, passarão a ser classificados como urbanos ou solos rústicos (ou seja, não urbanizáveis). Para clarificar os conceitos, explicamos as diferenças:  

  • Terreno urbano: solo parcial ou totalmente urbanizado ou edificado. Podem ser edifícios habitacionais, comerciais, industriais, serviços ou terrenos afetos à urbanização. O terreno urbano deve ter viabilidade construtiva, por vezes expressa no plano de loteamento;
  • Terreno urbanizável: solos para construção, ou seja, espaços que podem ser parcial ou totalmente urbanos - com um ou mais prédios. Só é assim designado se estiver inserido numa zona com autorização para construção;
  • Terreno não urbanizável/rústico: solo cuja urbanização só pode ocorrer em algumas circunstâncias. Pode ser utilizado para fins agrícolas, pecuários, florestais, mas também para a conservação, valorização e exploração de recursos naturais, geológicos e energéticos; para a edificação de espaços naturais, culturais, de turismo, recreio e lazer e para a proteção de riscos.

A linha ténue presente nas diferenças entre tipos de terrenos levanta muitas vezes dúvidas, e antes de avançares para a compra de um terreno é importante que percebas as diferenças, mesmo que o preço seja apelativo.

Por exemplo, no idealista podes encontrar todo o tipo de terrenos. Falando em números, são mais de 24.600 terrenos a partir de 175 euros, mas nem todos permitem a construção de uma casa.

Podes filtrar pelo tipo de terreno e, selecionando o filtro "urbano", irás encontrar mais de 10.400 ofertas de terrenos urbanos, sendo que os preços começam nos 2.950 euros para um terreno urbano com 120 m2. Lembra-te que os preços dos terrenos urbanos variam em função de fatores como a localização e tamanho em m2.

Como saber se o terreno é urbanizável ou não?

terreno não urbanizável
idealista

Para saber exatamente se um terreno é urbanizável, é importante ler minuciosamente as informações descritas no anúncio, e caso as dúvidas persistam é importante entrar em contacto com a respetiva Câmara Municipal.

Para que não percas tanto tempo, confere a nossa lista com terrenos urbanos, urbanizáveis e não urbanizáveis à venda, com diferentes áreas, de norte a sul do país e preços muito atrativos.

Escolhe o teu terreno ideal 

Terrenos Urbanos

Terrenos Urbanizáveis

Terrenos Não Urbanizáveis

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade