Se em casa não se aguenta o calor, no hall do prédio o fresco surpreende. Porque será?
Comentários: 0
Por que é que no hall do prédio está sempre mais fresco?
Freepik

É quase automático. Entramos no hall de um prédio e pensamos: que bem que se está aqui. Há até quem, em jeito de brincadeira, diga que preferia viver naquela parte do edifício porque é infinitamente melhor do que estar casa em dias de muito calor. A que se deve isso? Por que é que a temperatura é mais baixa em quase todas as entradas comuns dos edifícios do que em qualquer habitação?

As razões são várias. Nicolás Maruri, do estúdio Temperaturas Extremas explica o porquê.

  • "A primeira razão é porque só tem uma porta, tem poucas aberturas para a rua, só tem uma", diz. Além disso, “são muito bem isolados e não costumam receber luz solar direta, por isso também não aquecem”. Este aspeto é fundamental.
  • Outra razão: a sua localização, estão no piso térreo. “Eles têm o chão por baixo: a terra, as garagens..., têm um pavimento que não aquece, e geralmente é feito de pedra, transmite aquela frescura ao espaço. Além disso, muitas vezes está ligado a pátios interiores e produz-se um efeito de chaminé térmica e o calor sobe, mas têm uma ventilação natural interessante”, acrescenta o arquiteto.
  • Por outro lado, esta localização faz com que tenham muitas vezes elementos que fazem sombra: arcadas, saliências para proteger da chuva, os terraços dos pisos superiores... Tudo isto evita a incidência da radiação solar.

Importante: os materiais

O material com que estes espaços são construídos também merece destaque: “Muitas vezes são construídos com pedra, então digamos que é um local que tende a manter a temperatura à noite e proporciona frescura durante o dia. Mas acho que o fundamental e que mais influencia o facto de a temperatura estar baixa é que têm poucas aberturas para a rua”, explica.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta