Funcionários que puderam trabalhar a partir de casa durante o período de análise relataram, inclusive, uma produtividade superior.
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trabalho híbrido
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O modelo de trabalho híbrido veio para ficar. É um regime que agrada a trabalhadores e empresas, e que se está a mostrar bastante positivo nas relações laborais. Um estudo desenvolvido pela Stanford University junto a uma empresa norte-americana, a Trip.com, concluiu que a implementação do regime de trabalho híbrido reduziu atritos ou conflitos em 35%. Além disso, contribuiu para aumentar o índice de satisfação.

“Em geral, estes resultados provam como o modelo híbrido – WFH [work from home] é frequentemente benéfico, tanto para os colaboradores, como para as empresas. No entanto, é, geralmente, subvalorizado antecipadamente”, escreveram os autores do estudo, Nicholas Bloom e Ruobing Han, citados pela Bloomberg.

Após a explosão do teletrabalho durante a pandemia, muitas empresas adotaram acordos de trabalho híbrido para os seus funcionários. Isso normalmente envolve trabalhar de dois a três dias por semana no escritório e o resto em casa, ou vice versa.

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Produtividade aumenta

Segundo o estudo, a Trip.com não considera que tenha havido um impacto negativo no desempenho dos colaboradores ou ao nível de promoções. Os funcionários que puderam trabalhar a partir de casa durante o período de análise relataram, inclusive, uma produtividade ligeiramente superior. “Houve também um aumento de 8% nas linhas de código escritas por esse grupo em comparação com os empregados no escritório, uma medida de produtividade para os engenheiros de TI”, refere a publicação norte-americana.

Além da melhoria no atrito, o artigo divulgado pelo National Bureau of Economic Research também destacou como os modelos híbridos alteram os horários e hábitos de trabalho. Os funcionários trabalharam menos horas em dias remotos, mas aumentaram o número de horas trabalhadas em outros dias, inclusive no fim de semana. No total, os funcionários trabalharam cerca de 80 minutos a menos nos dias de casa, mas cerca de 30 minutos a mais nos outros dias de trabalho e no fim de semana. Além disso, os funcionários que trabalham em casa aumentaram as mensagens individuais e a comunicação por videochamadas em grupo, mesmo quando estão no escritório.

O estudo da Stanford University envolveu 1.612 profissionais, entre engenheiros, profissionais de marketing e de finanças. 

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