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Trabalho híbrido? Melhora a produtividade, mas também a pressão

A flexibilidade é a palavra de ordem no novo contexto laboral e as soft skills um fator de sucesso, mostra estudo da Adecco.

Foto de William Fortunato en Pexels
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Autor: Redação

O teletrabalho deixou de ser recomendado pelo Governo, desde o passado dia 1 de outubro, e há empresas a reclamar que os funcionários voltem ao escritório para trabalhar sempre de forma presencial, mas há também entidades que aceitam o trabalho retomo, total ou parcialmente. E este regime de trabalho híbrido parece ser o que mais agrada aos colaboradores. Ajuda a aumentar a produtividade, mas também a pressão. E a flexibilidade é a palavra de ordem. Isto mesmo mostra o novo estudo da Adecco Resetting Normal: Definindo a Nova Era de Trabalho, sobre o impacto da pandemia no mundo laboral.

O estudo revela que, globalmente, mais de metade (53%) dos profissionais quer um modelo de trabalho híbrido em que pelo menos metade do tempo a trabalhar seja remoto, sendo que uma grande proporção dos inquiridos (71%) tem agora na sua casa as condições que permitem um trabalho remoto eficaz.

Os últimos 18 meses, de acordo com a análise da Adecco, provaram que o trabalho à distância não implica uma perda de produtividade, e que é possível uma forma de trabalho mais inclusiva e flexível. Mais de três quartos dos inquiridos querem manter a flexibilidade do seu próprio horário, regressando ao escritório, mas nos seus próprios termos. Este dado é mais incisivo nas gerações mais jovens e pais, que pedem mais tempo de escritório, com aqueles que têm filhos a querer estar no escritório mais (51%) do que aqueles que não o querem (42%).

Mas, embora muitos tenham beneficiado do trabalho híbrido, nem todos tiveram uma experiência positiva. As questões relativas à duração da semana de trabalho devem ser abordadas, uma vez que o futuro se mantém flexível, com menção de longas horas a aumentar 14% no último ano e mais de metade dos inquiridos (57%) afirmando que seriam capazes de fazer o mesmo trabalho em menos de 40 horas. Mais (73%) dos funcionários e líderes pedem para serem avaliados pelos resultados, ao invés das horas trabalhadas, uma tendência que já era forte em 2020.

Saúde mental deficiente destacada como questão emergente rápida

Foto de Tima Miroshnichenko en Pexels
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O relatório - que se baseia na investigação do Grupo para 2020, centrando-se nas perspetivas para 2021 (e mais) e alarga o estudo a 25 países e 15.000 inquiridos de empresas em todo o mundo - também revela que há o risco de se perder uma nova geração de líderes - com mais de metade dos jovens líderes (54%) a sofrer de burnout e 3 em cada 10 inquidos a afirmar, de um modo mais geral, que a sua saúde mental e física diminuiu nos últimos 12 meses.

As empresas, segundo a Adecco, devem, por isso, reavaliar a forma como podem apoiar melhor e fornecer recursos de bem-estar às suas pessoas dentro do novo modelo de trabalho híbrido, com 67% dos não-gestores a afirmar que os líderes não satisfazem as suas expectativas de verificar o seu bem-estar mental.

De natureza semelhante, segundo se pode concluir por este estudo, existe uma grande desconexão entre as opiniões da direção sobre o seu próprio desempenho e a opinião das suas equipas. A satisfação com a liderança é baixa, com apenas um terço dos não-gestores a sentir que estão a obter o devido reconhecimento dentro da empresa, e apenas metade dos inquiridos diz que os seus gestores cumpriram ou excederam as expetativas de encorajar uma boa cultura de trabalho (48%) ou ajudar a apoiar o seu equilíbrio trabalho/vida pessoal (50%). Isto é particularmente forte na Europa Ocidental e no Japão, cuja satisfação com a liderança sénior é mais baixa.

Finalmente, as conclusões salientaram que, com o baixo nível de motivação e empenho, menos de metade dos inquiridos estão satisfeitos com as perspetivas de carreira na sua empresa, quase 2 em 5 estão a mudar ou a considerar novas carreiras e 41% estão a considerar mudar para empregos com opções de trabalho mais flexíveis.

Como triunfar na era pós-pandemia, como empregador e trabalhador

Foto de Andrea Piacquadio en Pexels
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A "demissão em massa" ainda não é evidente, mas chegou o momento de as organizações se reconectarem com a sua força de trabalho, realça a empresa que se apresenta como líder mundial em soluções de Recrusos Humanos. Além disso, dois terços dos profissionais estão confiantes de que as empresas vão recomeçar a contratar significativamente, com segurança, cultura, bem-estar e desenvolvimento dos aspetos mais importantes do emprego para o futuro.

"Para todos os que não são obrigados a estar fisicamente presentes para realizar o seu trabalho, é óbvio que nunca regressaremos ao escritório da mesma forma e que o futuro do trabalho é flexível", aponta o CEO da Adecco Portugal, frisando que "neste novo paradigma de trabalho, confirma-se que as soft skills são fator de sucesso inerente à adaptação a novas formas de trabalhar". 

Competências como a comunicação, a empatia e inteligência emocional, o autoconhecimento, capacidade de escuta ativa, criatividade, empatia são essenciais para que esta alteração nas formas de trabalhar seja bem-sucedida, de acordo com Alain Dehaze.