A seca na Califórnia é um dos principais problemas que os EUA enfrentam devido às alterações climáticas. É sinónimo de preocupação para agricultores e residentes que veem os níveis dos leitos dos rios que abastecem o estado reduzir-se ano após ano. Para combater esta crise, vai começar a ser testado um projeto-piloto que irá cobrir aquedutos com painéis solares, um plano que pode ajudar a evitar a evaporação da água, ao mesmo tempo que gera energia capaz de abastecer milhões de casas.
Segundo a Reuters, o Projeto Nexus, assim se chama, resulta de uma parceria entre o Turlock Irrigation District (TID), o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, o SolarAquaGrid e a Universidade da Califórnia – Merced.
Instalar painéis solares fotovoltaicos para combater a seca e crise energética
O projeto consiste na instalação de painéis fotovoltaicos sobre os aquedutos do TID e será lançado em meados de outubro, representando um investimento de 20 milhões de dólares financiado pelo Estado. Para já, de acordo com a publicação, vão começar a ser instalados painéis fotovoltaicos em duas localizações, numa extensão de pouco mais de 1,7 km.
Ao cobrirem-se estes aquedutos, será possível reduzir a evaporação das águas, ao mesmo tempo que se evita a utilização de terrenos para a instalação de painéis solares para produção de energia limpa.
O estudo de Brandi McKuik, em que se apoia o projeto, refere que se os 6400 km de aquedutos da Califórnia fossem cobertos com painéis solares, seria possível gerar 13 GW de energia, o suficiente para alimentar metade do estado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta