O que são Unidades de Produção para Autoconsumo? E como se pode vender o excedente de energia à rede pública? Explicamos.
Comentários: 0
painéis solares
pexels

O investimento em painéis solares virou tendência e apresenta vários benefícios. Além de protegerem o ambiente uma vez que evitam as emissões de CO2, estas alternativas têm ainda a vantagem de reduzirem o valor mensal da fatura de eletricidade. Depois, e se a produção for favorável, é possível vender o excedente à rede pública e, portanto, gerar lucros. Explicamos como funciona.

Unidades de Produção para Autoconsumo: o que são?

Tem o nome de “Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC)” toda a instalação de produção de energias renováveis que se destine ao autoconsumo nessa mesma morada e cuja atividade não constitua a principal função comercial ou profissional do produtor, tal como explica a Selectra.

Tal como explica a empresa, e apesar de se destinar preferencialmente ao autoconsumo, existe uma percentagem de energia que se pode vender à rede pública, neste caso o excedente da produção que não está a ser imediatamente utilizado na habitação.

Como posso vender energia à rede pública?

Se tiveres uma instalação que se enquadre nesta categoria e caso seja do teu interesse, podes começar a investir em venda de energia solar. No entanto, e antes de começar, é importante que verifiques e completes estes 5 passos:

  • 1º passo: aconselha-te junto de uma equipa especializada e instala o equipamento em casa.
  • 2º passo: realiza em seguida o registo na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), onde será indicado qual o tipo de contador que deves ter.
  • 3º passo: contacta a E-redes com o intuito de solicitar um CPE de produtor de eletricidade.
  • 4º passo: investiga quais são as empresas que estão interessadas em celebrar um contrato de venda.
  • 5º passo: envie os teus dados à empresa parceira para começares a receber a tua verba mensal.

Venda de energia: como lucrar com a instalação de painéis solares?
pexels

“Não é certo o montante que irás obter pela venda de energia, uma vez que não existe uma tabela de preços fixa. Isto é, o preço terá de ser acordado entre os produtores e os compradores. Porém, podes sempre tentar rentabilizar o valor da tua produção, vendendo-a nos períodos em que existe mais procura”, explica a Selectra.

A empresa relembra que, tudo o que advir desta parceria, pode ser considerado como lucro, uma vez que estarás a dar utilidade a uma percentagem de energia que não estava a ser utilizada na tua habitação. Ainda assim, e para que possas fazer uma escolha informada, a Selectra preparou um guia sobre como escolher painéis solares:

Como devo escolher os painéis solares?

1. Ter em atenção o perfil de consumo na habitação

  • Tens ideia de quanta energia gastas diariamente em casa? E de quantos painéis solares são precisos para dar resposta a este consumo? Se não tens por hábito estar atento a estas questões, o melhor será pedir aconselhamento junto de uma empresa certificada que, para além de ajudar a perceber quantos painéis precisas, também irá aconselhar sobre o melhor local para os instalar.

2. Escolher o equipamento pela qualidade e não pelo preço

  • O que é barato, pode sair caro. Na hora de adquirir o equipamento necessário, investiga bem sobre as atuais ofertas do mercado e privilegia aquele que apresentar melhor eficiência energética e de preferência que esteja certificado pela Comissão Europeia.

Venda de energia: como lucrar com a instalação de painéis solares?
pexels

3. Optar por instalar também baterias

  • A não ser que pretendas continuar a estar dependente da rede pública, a compra de baterias solares é essencial para conseguir ser energeticamente sustentável. Isto porque, ao armazenar o excedente elétrico que é produzido ao longo do dia, este equipamento tem a capacidade de garantir que continuarás a ter acesso à eletricidade mesmo durante os períodos onde não há incidência solar direta, como é o caso do período noturno.

4. Perguntar aos vizinhos se estariam interessados numa UPAC coletiva

  • Sabias que podes repartir os custos da instalação dos painéis solares e mesmo assim beneficiar de todas vantagens deste tipo de energia? O Decreto-Lei 162/2019 veio permitir que os consumidores se agrupem e possam usufruir de uma mesma unidade de produção de energia renovável, o que pode ser uma excelente opção para todos aqueles que residam em prédios ou que não se sintam confortáveis para realizarem um investimento neste momento.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta