O investimento inicial em painéis solares (ainda) não é para todas as carteiras. Mas há formas de reduzir esse custo.
Comentários: 0
investir painéis solares
Kindel Media no Pexels

Há cada vez mais consumidores a investirem em energias renováveis, por várias razões, mas hoje em dia, e tendo em conta a instabilidade do mercado energético, o mais apelativo deverá mesmo ser a perspetiva de redução do preço das faturas de luz e gás. Os painéis solares são uma alternativa, mas o valor do investimento inicial ainda não é para todas as carteiras. Ainda assim, existem formas de reduzir este custo.

Existem formas de adquirir este tipo de equipamentos a um preço ou condições bastante mais acessíveis. A Selectra reuniu um conjunto apoios existentes para a instalação de painéis solares.

Apoios governamentais para instalações fotovoltaicas

  • Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis

Criado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, este programa tem como objetivo principal, incentivar à melhoria da eficiência energética das habitações e reduzir em cerca de 30% as necessidades de energia primária dos edifícios que tenham sido alvos de intervenção.

É um programa que se destina tanto a proprietários de edifícios de habitação unifamiliares existentes e ocupados (moradias), como de frações autónomas em edifícios multifamiliares (apartamentos) ou ainda de edifícios multifamiliares (prédios na sua totalidade), e está a aceitar candidaturas até ao final de abril de 2022.

O nível de comparticipação fornecida varia consoante a tipologia do projeto, mas no que diz respeito a sistemas solares térmicos e painéis fotovoltaicos a taxa prevista para ambos os equipamentos é de 85% e pode levar a um reembolso de até 2.500 euros. No entanto, as despesas são comparticipadas por devolução, o que significa que terá de realizar as obras antes de se poder candidatar a este apoio e por sua vez, as faturas têm de ser posteriores a 7 de setembro de 2020.

painéis fotovoltaicos
Kindel Media no Pexels

  • Apoio à renovação e aumento do desempenho energético dos edifícios de serviços

Ao contrário do programa anterior, que se fixava apenas nos edifícios destinados à habitação, este apoio vem intervir noutro setor e tem por sua vez, como beneficiários os proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado existentes (pessoas singulares ou coletivas).

Uma outra diferença verificada é quanto ao incentivo, sendo que este é de natureza não reembolsável e os projetos têm 24 meses para ser implementados, sendo que podem abranger a intervenção de um ou mais edifícios, desde que estes se encontrem contemplados no mesmo certificado energético. A taxa de apoio vai até aos 70% e o reembolso máximo é de 2.000 euros.

Todas as entidades que se mostrem interessadas podem candidatar-se até 31 de maio.

  • Apoio à aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas

Por fim, e ao abrigo do pacote NextGeneration, reabriram as candidaturas destinadas às explorações agrícolas que visam contribuir para a sua autossuficiência energética e para a descarbonização do setor.

O apoio é concedido sob a forma de subsídio não reembolsável e dirige-se à aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos e estruturas associadas, assumindo a modalidade de custos simplificados e tendo em conta que o preço total se situa entre os 1.000€ e os 50.000€.

As candidaturas podem ser submetidas até às 17h do dia 6 de maio e só serão reembolsados os equipamentos adquiridos após a solicitação deste apoio.

Tarifários solares das comercializadoras

Mas não é só o Governo que tem previsto este tipo de iniciativas, e já são várias as comercializadoras que oferecem soluções e descontos na aquisição de painéis solares. A Iberdrola, por exemplo, tem o programa “Smart Solar” que dá a possibilidade de pagar o equipamento a prestações sem juros.

Ou seja, adquirir 2 painéis 340Wp, cujo total é de cerca de 1.436,40 euros, sendo possível por optar por pagar em porções de 39,90 euros por 36 meses. A Goldenergy é outra das comercializadoras que oferecem atualmente um serviço equivalente a este, incluindo também descontos na adesão ao seu Tarifário Solar, à semelhança do projeto EDP Solar que, para além destas duas condições, oferece ainda a instalação do equipamento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta