Trata-se de um crescimento homólogo que é, ainda assim, inferior ao verificado na média dos países da União Europeia (18%).
Comentários: 0
Preço do pão a subir em Portugal
Eurostat

A alta inflação continua a deixar marcas, com vários bens alimentares a subir de preço. É o caso, por exemplo, do pão, que aumentou 15% em Portugal em agosto face ao mesmo mês do ano passado. Um crescimento, ainda assim, inferior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE), que foi de 18%. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas europeu, o aumento do preço do pão tem vindo a acelerar desde março, coincidindo com o início da guerra na Ucrânia. 

A liderar o ranking das maiores subidas encontra-se a Hungria, onde o preço do pão encareceu 65,5% num ano. Seguem-se na lista Lituânia (33,3%), Estónia e Eslováquia (32,2% cada). Em sentido inverso encontram-se França, Países Baixos e Luxemburgo, onde o preço do pão aumentou “apenas” 8,2%, 9,6% e 10,2%, respetivamente.

O Eurostat destaca que os preços do pão e dos óleos alimentares subiram de forma muito acentuada devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, dado que ambos os países são importantes exportadores de cereais, como o trigo e o milho, e ainda de fertilizantes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta