A queda do euro face ao dólar está a despertar o interesse de compradores do outro lado do Atlântico.
Comentários: 0
Paris
Foto de Chris Molloy no Pexels

O preço da habitação de luxo em Paris continua a crescer diante da crescente procura dos EUA. A força do dólar em relação ao euro deu uma "lufada de ar fresco" ao mercado de primeira linha em dificuldades na capital francesa. Enquanto o preço médio da habitação em Paris caiu 1,4% no segundo trimestre, o valor das casas de luxo aumentou 9% até meados do ano, segundo a agência Barnes. E tudo isso graças ao potencial dos compradores norte-americanos de casas de luxo.

O aumento da procura por moradias de luxo em Paris, aquelas casas que estão no mercado por mais de três milhões de euros (agora 2,9 milhões de dólares), começou a crescer durante 2022, apesar do aumento da incerteza e dos efeitos económicos da guerra na Ucrânia. A queda do valor do euro em relação ao dólar abriu as portas para potenciais compradores dos EUA, ansiosos para comprar "pechinchas" na Europa. 

Segundo a agência imobiliária de luxo Barnes, o preço médio de um imóvel de luxo em Paris passou de 5 milhões de euros para 5,47 milhões em pouco mais de um ano. Com esse aumento da procura, a agência espera que os seus volumes de vendas este ano ultrapassem 2021. Valores que contrastam com o preço médio da habitação em Paris, onde os dados mais recentes mostram que os preços caíram 1,4% entre abril e junho, face a ano passado. Desde que o euro caiu para a paridade com o dólar, e depois até o ultrapassou, os americanos estão a comprar casas na Europa em números recordes.

“A Barnes vendeu mais casas acima de três milhões de euros nos primeiros seis meses do ano do que em todo o ano de 2021, principalmente para compradores americanos”, segundo Richard Tzipine, diretor geral da agência. De acordo com o responsável, no popular bairro central do Marais, na margem direita do Sena, um terço das vendas para estrangeiros foi para americanos. No 8º arrondissement, sede da Champs-Élysées, foi um em cada quatro.

“A taxa de câmbio favorável do dólar para o euro torna a compra de um pied-à-terre em Paris incrivelmente atraente”, enfatiza Hugues de La Morandière, diretor da imobiliária Varenne. “Durante a pandemia, grandes fortunas foram feitas nos EUA. Agora essas pessoas vêm a Paris para comprar casas.”

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta