
Gostarias de deixar os ambientes mais acolhedores, mas ainda não sabes como criar a melhor atmosfera em casa? Tens dificuldade em escolher as luzes, candeeiros, fragrâncias, mobiliário ou objetos de decoração que possam transmitir calma e serenidade? O segredo está em apostar na decoração nórdica escandinava.
Temos algumas dicas sobre como decorar a casa em estilo nórdico, que promete deixar os ambientes mais simples, funcionais e também mais convidativos. Vais criar as mais refrescantes memórias familiares.
O que é o estilo escandinavo na decoração?

Originária dos países da Escandinávia - Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia - o estilo nórdico demarca-se pelo minimalismo e funcionalidade. Além disso, baseia-se nos valores de sustentabilidade que tanto caracteriza aquelas culturas que, nos inícios dos anos 2000, procuraram uma solução prática para as cores excessivas adotadas na década de 90.
Fica a saber quais as principais características do estilo de decoração nórdico:
- Elementos naturais: a decoração escandinava abraça a natureza e os seus elementos, sobretudo a madeira de pinho, presente em móveis e alguns revestimentos de parede;
- Texturas naturais: para aquecer e refrescar a casa, o estilo nórdico procura os texturas muito comuns em ambientes rurais como a lã e o linho. São eles que vão oferecer maior leveza aos móveis de madeira;
- Ambientes amplos e luminosos: o foco da decoração escandinava está na luz natural, que deverá ser aproveitada ao máximo. É por essa razão que as janelas são muito amplas e as paredes claras, para difundir a luz. No caso de ser necessária luz artificial, a preferência é por tonalidades suaves;
- Acessórios simples: para uma casa mais arrumada, o estilo nórdico recorre a poucos ornamentos, mas todos de alta qualidade. É fulcral optar pelo essencial em salas, quartos ou escritórios;
- Tempo de vida longo: tudo no estilo nórdico destaca-se pelo longo tempo de vida e elegância. Com o estilo nórdico não vais precisar de realizar compras desnecessárias.

Simplicidade é sempre uma palavra a recordar quando falamos da decoração escandinava. Convém não colocar os objetos uns em cima dos outros, mas sim colocados a uma distância certa para que todos consigam ganhar destaque.
Cores e materiais mais utilizados no estilo escandinavo

O branco é a cor que predomina no estilo escandinavo, mas tonalidades como bege, cinza e tons pastéis também são bastante admiradas. O verde claro e o laranja, poderão expressar alguma vivacidade neste tipo de decoração.
Tapetes felpudos para o chão, mantas macias sobre as camas e almofadas de grandes dimensões são outros dos elementos que não podem faltar no estilo nórdico. Mas existem outros materiais muito utilizados na decoração nórdica como madeira de carvalho, cerâmicas, vidros e alguns metais. São procurados pelo contraste que oferecem nos vários ambientes.
Ideias de estilo nórdico para cada divisão da casa

Estás com falta de criatividade para as diferentes divisões do lar? O estilo nórdico pode ser aplicado onde quiseres, de uma forma eclética e muito interessante, garantindo que a casa mantém-se envolvente para todos. Eis algumas das nossas sugestões de estilo nórdico para cada divisão:
- Quarto: podes optar por uma estrutura de madeira para a tua cama, que deve ter cores claras e linhas geométricas simples e diretas. Opta por roupa de capa de algodão de tons claros e aproveita as janelas, para receber a luz do sol durante várias horas. Deves ter cortinas leves ou estores de correr com tons acinzentados;
- Sala de estar: opta por um pavimento de madeira natural que, além de mais barato, é também de fácil limpeza e manutenção. Aproveita para colocar um sofá creme, com pernas de madeira clara e três ou quatro almofadas decorativas. Podes também pintar um sofá de branco e adicionar alguns quadros, que vão conferir alguma personalidade;
- Cozinha: uma das divisões onde passa mais tempo deve ser neutra, mas pode ter alguns elementos de cor, presentes por exemplo nos utensílios e loiça. O estilo escandinavo destaca-se por colocar alimentos fora dos armários, pois não existem armários superiores. Podes também espalhar algumas plantas pequenas em vasos;
- Casa de banho: escolhe azulejos e armários claros para esta divisão, mas não te esqueças de colocar escada de toalhas, para adicionar um pouco de personalidade. Este é um dos espaços que deve estar organizado, com tudo aquilo que precisas no lugar. Para deixar tudo mais arrumado escolhe cestos entrançados ou recipientes em vidro.
Em geral, o estilo nórdico enfatiza a funcionalidade e o conforto, portanto deves ter estas palavras em mente ao decorar a casa.
Japandi: a mistura entre estilo escandinavo e estilo japonês

O estilo Japandi é a nova tendência de decoração que também reflete a serenidade do estilo nórdico. Aliás, como o nome sugere, este um estilo moderno que mistura influências escandinavas com japonesas. O estilo Japandi mantém o foco em elementos tradicionais, mas funcionais para satisfazer todos os habitantes do lar.
Na verdade, o estilo Japandi também aposta na harmonia dos espaços, com grandes janelas e plantas naturais que vão criar uma verdadeira e intensa ligação entre a casa e os espaços exteriores. Há aqui uma preocupação em remover os elementos que comprometam a organização dos espaços.
Independentemente do estilo que escolheres para a tua casa, terá uma combinação de elementos serenos, que vão perdurar no tempo e manter a comodidade e elegância, sempre sem excessos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta