Qualquer elemento de mármore será o protagonista da divisão em que está localizado. É sempre uma opção ousada e elegante.
Comentários: 0
sala de estar
Pexels

Se tens em mente começar a redecorar a casa, ou simplesmente acabaste de mudar-te e estás a definir a decoração dos espaços, sugerimos uma tendência típica dos edifícios apalaçados e nobres: o mármore. Esta "moda" adapta-se a qualquer divisão da casa, pelo que será fácil incorporá-la em qualquer espaço, desde a sala à casa de banho ou cozinha.

O mármore é uma composição de rocha metamórfica de textura cristalina branca ou com veios de diversas cores. Esses veios são obtidos de depósitos minerais na pedra que reagem ao calor e à pressão de maneiras únicas.

Esta rocha pode ser utilizada como material de construção, decoração e escultura. Pode ser parte de uma coluna que sustenta um telhado, uma escultura que decora uma sala ou uma parede que dá brilho e elegância. Existem múltiplas técnicas para a utilizar e podem dar vários efeitos, desde dar continuidade a uma divisão, e melhorar a amplitude de um espaço.

Vantagens de incorporar o mármore nas divisões

Existem várias razões pelas quais o mármore é uma tendência estabelecida há anos no campo do design de interiores. Entre as suas vantagens estão as seguintes:

  • Estética: qualquer elemento de mármore será o protagonista da divisão em que está localizado. O seu brilho e ostentação tornam-no uma opção ousada e elegante;
  • Versatilidade: as superfícies em mármore agregam sofisticação ao ambiente, mas também são muito práticas. Proporcionam elegância e luminosidade;
  • Durabilidade: por si só e na sua forma natural, o mármore é bastante frágil e embora tratá-lo proporcione maior dureza, é verdade que alguns cuidados também devem ser tomados, como não deixar algo muito quente na sua superfície;
  • Fácil de limpar e manter: manter uma superfície de mármore limpa é muito fácil, basta limpá-la com um pano oúmido para fazê-la brilhar novamente.

Outras opções: estuque veneziano

O estuque veneziano é um acabamento de pintura muito semelhante ao efeito mármore. Traz brilho e o toque especial italiano típico dos palácios da Veneza antiga.

É composto de cal natural e pó de mármore e para aplicá-lo nas paredes, um balde de estuque veneziano, um par de lixas, uma espátula e fita adesiva serão suficientes. É importante que as paredes nas quais vais aplicar o estuque veneziano não tenham irregularidades ou rachadelas, pois isso afetará sua aplicação e não ficará uniforme.

O mármore em cada divisão da casa

Compilamos alguns exemplos de como incorporar o mármore em cada divisão da casa:

  • Mármore na cozinha

Incorporar o mármore na cozinha é uma opção de muito sucesso. Essa tendência pode servir para dar espaço à divisão, principalmente se colocares mármore branco ou similar, bem clarinho.

mármore na cozinha
Pexels
  • Mármore no quarto

Nos quartos pode-se utilizar o mármore como elemento decorativo, seja colocando componentes deste material na cabeceira da cama, seja incorporando um vaso ou similar.

acessórios de mármore
Pexels
  • Mármore na casa de banho

A casa de banho é o espaço em que o mármore funciona melhor. Algumas paredes com esse material vão trazer elegância e sofisticação a uma divisão que normalmente não tem essas características. Nesta ocasião, podes brincar com as cores. Se desejas que o espaço e a simplicidade prevaleçam, usa cores claras; se quiseres que a elegância seja o mais característico, usa tons mais escuros.

decorar com mármore
Pexels
  • Mármore na sala de estar

O mármore na sala pode ter múltiplas utilizações, desde o chão à decoração.

mármore na sala de estar
Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta