As ilhas italianas, verdadeiras joias situadas no Mar Mediterrâneo, oferecem beleza natural e cultura antiga. De Norte a Sul, essas pequenas (ou grandes) pérolas encantam com paisagens de tirar o fôlego, águas cristalinas e uma rica história que se confunde com lendas antigas. Das famosas costas da Sicília e Sardenha às ilhas menos conhecidas, mas igualmente fascinantes, do arquipélago toscano e das ilhas Tremiti, cada um desses destinos promete uma experiência única e inesquecível. Aqui estão as melhores ilhas italianas para visitar e qual é a mais adequada às tuas necessidades.
As 10 ilhas mais bonitas de Itália
As ilhas italianas são famosas pela sua beleza de tirar o fôlego e pela riqueza de experiências que oferecem. Aqui está uma lista das 10 ilhas mais bonitas da Itália que deves visitar.
Capri
Conhecida pela sua atmosfera luxuosa, Capri atrai visitantes de todo o mundo com o seu charme e beleza natural, incluindo a famosa Gruta Azul. Além disso, a ilha oferece uma vista deslumbrante do Golfo de Nápoles, tornando cada visita uma experiência inesquecível.
Sardenha
A Sardenha, por outro lado, é famosa pelas suas águas cristalinas e praias brancas, que a tornam um dos destinos favoritos para férias de verão. Mas a Sardenha também é muito mais: a tradição e cultura, visíveis nos numerosos sítios arqueológicos, como o nuraghi, e nas suas aldeias características, fazem dela um destino fascinante em todas as estações. Juntamente com a Sicília é uma das ilhas com um aeroporto capaz de hospedar grandes aviões e voos internacionais.
Sicília
Sicília, uma das mais belas ilhas da Itália e a maior do Mediterrâneo. Fascina os visitantes com a sua rica história, cidades artísticas como Palermo e Catânia, sítios arqueológicos como o Vale dos Templos e, claro, a culinária única. Não esquecer as praias de sonho e da possibilidade de variar entre o mar e as montanhas. Em outras palavras, as coisas para ver na Sicília são quase infinitas.
Ischia
Um destino de férias favorito no Golfo de Nápoles. A ilha de Ischia é muito grande, por isso possui várias vistas e várias praias para visitar. Além disso, aqui pode-se beneficiar das águas termais, curativas e relaxantes.
Ilha de Elba
A maior ilha do arquipélago toscano é muito vasta e varia entre baías, praias arenosas, enseadas e montanhas. Além da sua beleza natural, a ilha possui uma história antiga, também ligada ao período em que Napoleão Bonaparte foi exilado lá. Finalmente, em Elba é possível praticar muitos desportos ao ar livre, tornando-se um destino favorito para aqueles que amam desportos aquáticos e trekking.
Pantelleria
Entre as ilhas mais ao sul da Itália, Pantelleria é totalmente de origem vulcânica. Localizada no meio do Mar Mediterrâneo, a ilha possui várias fontes termais. Muito interessante, por exemplo, a piscina natural de Vénus, um lago marinho cercado por rochas. A cidade, por outro lado, é caracterizada por casas brancas, vinhedos e edifícios de pedra de lava. O local também é muito apreciado pelos amantes da montanha, pela presença do Monte Gibele.
Procida
A menor ilha do Golfo de Nápoles e provavelmente uma das mais tranquilas, onde se pode desfrutar de paz e relaxamento. O centro histórico desenvolvido numa encosta começa a partir do pequeno porto onde os navios atracam. Entre os pontos mais famosos da ilha é bom mencionar o Palazzo d'Avalos, a Praia Chiaiolella e o ilhéu de Vivara. É também uma ilha relativamente barata para passar as férias.
Lampedusa
O mar em Lampedusa é espetacular, tanto que tem algumas praias, como a Spiaggia dei Conigli, reconhecida unanimemente como a melhor da Itália. Lampedusa, no entanto, também é uma ilha rica em história e cultura, para não mencionar a tradição gastronómica realmente interessante, que combina sabores sicilianos com receitas típicas mediterrâneas.
Ponza
Ponza é uma ilha encantadora localizada no Golfo de Gaeta. É um lugar bem conhecido, pois fascina com sua beleza selvagem e falésias com vista para o mar cristalino. As praias são muito populares na Itália Central e em todo o país. As mais conhecidos são certamente Chiaia di Luna e Frontone. Com cavernas marinhas, ideais para um passeio de barco, Ponza é um destino para exploradores subaquáticos. A característica cidade velha, finalmente, oferece uma atmosfera tipicamente mediterrânea, com ruas estreitas e casas coloridas.
Vulcano
Ilha muito conhecida por abrigar o vulcão La Fossa, é um destino para quem procura um lugar selvagem e intocado. É, de facto, uma das ilhas "escondidas" de Itália. A pequena marina possui muitas lojas de artesanato, enquanto uma das principais atividades é a caminhada até o topo do vulcão. A paisagem é absolutamente lunar e o contraste com o azul do Mediterrâneo torna este lugar ainda mais especial.
Para poder comentar deves entrar na tua conta