
Como gestor de Alojamento Local sabes da importância de proporcionar uma experiência memorável aos hóspedes. Um dos métodos mais eficazes para alcançar esse objetivo é através de um livro de boas-vindas que funciona como guia que oferece informações essenciais e recomendações para ajudar os hóspedes a ter uma estadia confortável e agradável no teu alojamento.
Um livro de boas-vindas deverá ter todas as informações e dicas que os hóspedes necessitam para se sentirem verdadeiramente em casa. Neste artigo, vamos dar a conhecer o que é um livro de boas-vindas, porque é tão importante para o sucesso do teu negócio e como podes criar um que seja uma das ferramentas mais importantes para melhorar a experiência do hóspede no teu alojamento.
Porque é tão importante o livro de boas-vindas?
A gestão de um alojamento implica mais do que simplesmente fornecer um espaço para pernoitar, se realmente ambicionas ter sucesso neste tipo de negócio. Trata-se essencialmente de oferecer uma experiência completa que deixa memórias nos hóspedes e é neste ponto que o livro de boas-vindas pode fazer diferença.
O livro ajuda os hóspedes a familiarizarem-se com o alojamento, a área envolvente, a comunidade e anfitriões. Um livro de boas-vindas bem elaborado pode elevar o nível de satisfação do hóspede o que leva a melhores avaliações e, consequentemente, mais reservas e mais receita.
Como criar um livro de boas-vindas: guia passo a passo
Criar um livro de boas-vindas ou "Welcome Book" para um alojamento exige algum planeamento inicial para reunir todas as informações necessárias e definir qual a melhor forma de as organizar para que sejam fornecidas ao hóspede e para que este consiga ter uma leitura muito clara da todas as informações. Definimos 5 passos que consideramos serem os fundamentais para a criação de um livro de boas-vindas eficaz:
Planeamento:
Deverá ser feito um plano de como será o "Welcome Book" do alojamento e deverá haver algum trabalho de pesquisa de outros e essencialmente definir 3 pontos básicos:
- Quais as informações que são essenciais para os meus hóspedes?
- Qual a melhor forma de organizar estas informações?
- Qual o design que reflete o conceito e personalidade meu alojamento?
Conteúdo:
Elementos chave que devem estar incluídos no livro:
- Mensagem de boas-vindas
- Informação de contacto
- Instruções de check in e check out
- Informações sobre a propriedade
- Regras do alojamento
- Informações de segurança
- Atrações locais e atividades
- Mapas e direções de pontos de interesse
Design
O design do livro de boas-vindas irá depender da estética e conceito do alojamento e devemos considerar o seguinte:
- Um design limpo, claro e atraente, que seja fácil de ler e entender
- Usar imagens de alta qualidade que mostrem a beleza do alojamento e da região/ zona envolvente
- Organizar o conteúdo de forma lógica e com prioridades utilizando títulos e subtítulos
- Escolher uma fonte de letra legível e cores que combinem com a marca do alojamento
- Incluir capa e contracapa atraente
"Welcome Book" impresso ou digital?
Muitos alojamentos optam por ter as duas opções sendo que a versão original poderá estar disponível no seu website ou ser enviada através de email automaticamente a partir de uma conta na AvaiBook, por exemplo.
Atualização contínua
Lembra-te sempre de manter o livro de boas-vindas atualizado com informações sobre restaurante, atrações locais e pontes de interesse, políticas e regras do alojamento.
Criar um livro de boas-vindas atrativo pode melhorar significativamente a experiência dos hóspedes e ajudar a tornar a estadia mais agradável. Para que se torne uma experiência mais personalizada aconselhamos a ter disponível o livro de boas-vindas do alojamento em diferentes línguas.
Personalização do teu livro de boas-vindas
É importante personalizar o livro de boas-vindas do alojamento para que este reflita o caráter único do teu alojamento e da zona onde está situado, que como já foi referido, é uma poderosa forma de criar uma experiência memorável para os hóspedes.
Apresentamos alguns conselhos sobre como comunicar esta personalização do teu alojamento aos hóspedes tendo em conta de que irá ajudar a promover a identidade do alojamento e da região, incentivando os hóspedes a voltar, recomendar e dar uma boa avaliação.
- Dar a conhecer a história do alojamento: como foi fundado, eventos históricos relacionados ou qualquer outro detalhe que o torne especial. Dar a conhecer a identidade do alojamento cria uma conexão emocional com o hóspede
- Destacar a cultura, História e lendas, tradições e costumes locais para que haja uma imersão cultural e aumente a conexão emocional do hóspede com a experiência que vive
- Destacar elementos de design únicos do alojamento e contar a história sobre o mesmo
- Incluir informações sobre a natureza envolvente: caso o alojamento esteja situado numa zona rural com vida selvagem e vegetação ricas, aconselhamos a destacar esta informação porque os hóspedes que normalmente visitam este tipo de alojamentos a grande motivação é a curiosidade sobre a natureza
- Destacar os melhores restaurantes, bares e cafés da zona
- Sugerir experiências exclusivas como por exemplo uma prova de vinhos, um workshop de uma atividade local ou de cozinha local
- Oferecer algo relacionado com a região onde está o alojamento, como por exemplo um doce tradicional no momento de check in no alojamento, como sendo um welcome gift no teu Kit de boas-vindas
- Pedir feedback da estadia no livro de boas-vindas para os hóspedes tenha acesso às opiniões das pessoas que já estiveram no alojamento.
Exemplos de livro de boas-vindas de sucesso
Apresentação de exemplos reais de livros de boas-vindas que tiveram sucesso, para inspiração.
Investe num livro de boas-vindas para o teu alojamento para poder elevar a experiência dos seus hóspedes fazendo com que estes se sintam em casa, informados sobre a propriedade e a zona onde estão e conectados contigo.
A conexão emocional entre o alojamento e o hóspede é o que faz com que não seja esquecido e que seja recomendado para poder aumentar o teu posicionamento e por consequência ter mais sucesso no teu negócio de Alojamento Local.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta