
O setor imobiliário está em constante mudança, nomeadamente o segmento da mediação, e sente necessidade de se adaptar aos novos tempos e à tecnologia, bem como às adversidades da conjuntura. Todos estes desafios estarão em discussão na conferência “Mediação Imobiliária à Prova de Futuro!", que se realiza esta sexta-feira (15 de dezembro de 2023) no Art's Business e Hotel Centre, em Lisboa (no Parque das Nações), das 14h às 18h. Trata-se de um evento organizado pela mediadora imobiliária Principal Star, sendo o idealista media partner.
“A conferência reunirá especialistas de renome do setor imobiliário português e internacional para debater as tendências que irão moldar o setor nos próximos anos. A inteligência artificial, as tecnologias de futuro, o mercado, o cliente ou consumidor e a própria mediação imobiliária serão os principais temas abordados”, adianta Luis Filipe Janeira, CEO da Principal Star, que celebra 20 anos de atividade em Portugal.
O responsável, que foi Board Director da National Association of Realtors (NAR) em 2021 para representação da Europa Ocidental, promete partilhar com os participantes da conferência as suas perspetivas sobre o futuro do setor, com especial foco nos modelos de mediação imobiliária, nas sinergias e colaborações de futuro.
“Acredito que a mediação imobiliária está a mudar rapidamente e que é importante estarmos preparados para essas mudanças. A tecnologia é uma das principais tendências que irão moldar o setor nos próximos anos. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, tem o potencial de automatizar tarefas, melhorar a eficiência e a precisão dos processos, e personalizar a experiência do cliente. No entanto, a tecnologia não é tudo, as relações humanas continuam a ser essenciais para o sucesso da mediação imobiliária. Os mediadores imobiliários precisam de ser capazes de construir relacionamentos de confiança com os clientes e de compreender as suas necessidades”, comenta.

Tecnologia e relações humanas de mãos dadas
Para Luis Filipe Janeira, que será um dos oradores da conferência, tal como João Braz, Head of idealista/data Portugal, não há dúvidas, o futuro da mediação imobiliária passa por uma combinação de tecnologia e relações humanas: “Os mediadores imobiliários precisam de ser capazes de utilizar a tecnologia para melhorar a eficiência e produtividade, mas também precisam de ser capazes de construir relações de confiança com os clientes”.
“Acredito que a colaboração é outra tendência importante que irá moldar o setor nos próximos anos. Os mediadores imobiliários precisam de estar dispostos a colaborar com outros profissionais do setor, como advogados, engenheiros, arquitetos, etc. A colaboração irá permitir aos mediadores imobiliários oferecer um serviço mais completo e personalizado aos clientes”, acrescenta.
Segundo o CEO da Principal Star, “o futuro da mediação imobiliária é brilhante”, tendo o setor potencial para continuar a crescer e a desenvolver-se, se os profissionais estiverem preparados para as mudanças que estão a acontecer. “Esta conferência é uma oportunidade única para uma atualização sobre as tendências que irão moldar o setor nos próximos anos e para uma preparação para o sucesso”, conclui Luis Filipe Janeira.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta