Escassez de mão de obra é um dos principais problemas do setor em Portugal, sobretudo nas funções ligadas à produção.
Comentários: 0
construção em Portugal
Foto de Pixabay

A dinâmica nos setores da construção e imobiliário em Portugal tem acentuado de forma “muito significativa” a falta de mão de obra, principalmente nas funções ligadas às empreitadas. Quem o diz é a Michael Page, no seu estudo anual sobre alterações esperadas e tendências de recrutamento em 16 setores no país. Nestes segmentos, a empresa indica que há uma “elevada procura” em funções como diretores de obra, encarregados, orçamentistas e preparadores de obra, apontando para um aumento generalizado de salários em 2024.

“Acreditamos que seja necessário num futuro próximo repensar o setor da construção, pois começa a ficar muito difícil para as empresas terem no mercado mão de obra disponível para os seus projetos”, salienta a empresa, numa altura em que "é visível a entrada em Portugal de novos players de mercado que continuam a investir no setor imobiliário".

Os perfis mais procurados em 2024 estão sobretudo ligados à produção do lado dos empreiteiros, de acordo com a Michael Page. “Diretores de obra, encarregados gerais, preparadores de obra e orçamentistas estão entre os mais procurados. Nos promotores procuram-se sobretudo gestores de projeto, property managers e gestores pós-venda”, refere a empresa nos Estudos de Remuneração 2024.

“Como acontece quase sempre em momentos em que a oferta suplanta a procura, os profissionais do setor posicionam-se no mercado para melhorar as suas condições salariais, o que surge com fácil naturalidade por via de um novo emprego ou pela melhoria no atual empregador”, lê-se ainda.

Funções mais procuradas na construção e imobiliário:

  • Diretor de obra
  • Encarregado de obra
  • Preparador de obra
  • Orçamentista
  • Project manager

Tendências do setor:

  • Novos players de mercado no imobiliário
  • Aumento generalizado dos salários
  • Quadro incerto para 2024
salários construção 2024
Michael Page

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta