Perante os desafios do mercado imobiliário, não deves perder a oportunidade de conhecer as casas habitáveis em Portugal com um preço mais baixo e atrativo. Apesar de nem sempre serem notícia, existem oportunidades acessíveis, que atendem às necessidades básicas da tua família e oferecem conforto e qualidade de vida.
Redescobre a magia de viver numa casa com traços mais vintage ou modernos, em diferentes zonas do país. Embora estejam habitáveis, algumas com algumas obras de melhoria poderão tornar-se na tua casa de sonho. Descobre casas e apartamentos de diferentes tipologias à venda até 60 mil euros.
Casas habitáveis: o que significam?
As casas habitáveis são imóveis que dispõem de condições adequadas para que comecem a serem ocupados. Por outras palavras, é uma casa que oferece conforto, segurança e que responde, desde logo, às necessidades fundamentais das famílias. Alguns aspetos a considerar para que uma casa seja habitável são:
- Segurança estrutural: a casa deverá estar em boas condições em termos estruturais, sem ranhuras ou danos significativos nas paredes, que possam comprometer o dia a dia dos seus ocupantes;
- Condições térmicas adequadas: atualmente é importante considerar a eficiência energética de um lar, a fim de garantir o conforto térmico durante as estações do ano;
- Bem estar nas diferentes divisões: uma casa habitável deve promover um ambiente saudável em todas as suas divisões. Deve ser um espaço livre de bolor, humidade e que mantenha o ar respirável de dia e de noite;
- Acesso a serviços básicos: numa casa habitável deve haver acesso a serviços essenciais, como água potável, eletricidade, gás natural, saneamento básico e aquecimento, para garantir o conforto dos seus residentes.
Uma casa habitável deve ainda respeitar normas locais em termos de construção. Um dos requisitos é a licença de habitação, um documento que poderá ser solicitado à Câmara Municipal onde o imóvel se encontre.
Depois disso, uma casa habitável deve ter, inclusive, espaço suficiente para receber os novos moradores, sendo funcional para todos. É por isso que deves comprar uma casa com assoalhadas para todos.
Vantagens de mudar de casa nos próximos dias
Os próximos dias vão proporcionar momentos perfeitos para comprar e mudar-se para a nova casa. À partida, o inverno significa uma menor concorrência por imóveis disponíveis no mercado, quer isto dizer que conseguirás encontrar a casa pela qual sempre sonhaste. Além disso, os próximos dias trarão:
- Boas temperaturas: mudar de casa no inverno pode ser inconveniente, mas os próximos dias trarão temperaturas acima dos 20ºC em várias zonas do país. Será uma espécie de primavera em pleno inverno que tornará o processo das mudanças mais agradáveis e com menos chuva;
- Facilidade de encontrar serviços de transporte: passado o período festivo do Ano Novo, os últimos dias de janeiro costumam ser tranquilos para as empresas de serviços de transporte. Portanto não terás problemas em conseguir organizar o transporte do teu mobiliário para a nova casa;
- Preço das mudanças mais baixo: a menor procura por serviços de mudanças durante o inverno poderá traduzir-se em orçamentos mais acessíveis. Estarás a poupar na compra de uma nova casa, como também a poupar nas mudanças;
- Facilidade de se adaptar a um novo ambiente: mudar de casa durante os dias solarengos, permite-te desfrutar de cada momento com serenidade. Além disso, em finais de janeiro e inícios de fevereiro não se sente a agitação comum em períodos de Natal ou Páscoa, tornando mais fácil a adaptação a nova casa.
Se tens crianças pequenas, este é o momento ideal para se instalarem confortavelmente na vossa nova casa. Uma vez que têm de ir para a escola todos os dias, a nova casa será um espaço de redescoberta e poderás iniciar jogos divertidos enquanto se adaptam ao novo espaço.
Pobreza energética: como contornar?
Comprar casas mais acessíveis pode, por vezes, significar comprometer a eficiência energética. No entanto, ao efetuar a mudança, terás a oportunidade de implementar medidas inteligentes que possibilitarão um aumento significativo na eficiência energética da tua nova casa, garantindo um ambiente mais sustentável, uma poupança nas despesas e ainda, um aumento do valor do mercado a longo prazo.
Para combater a pobreza energética podes melhorar o isolamento térmico e acústico em casa, ao substituir as janelas, atualizar os sistemas de aquecimento por outros mais inovadores como o aquecimento central. Além disso, podes comprar eletrodomésticos com classe energéticas mais elevada, informação esta fornecida na embalagem e nas especificações técnicas do equipamento a adquirir. Convém, mesmo assim, ter em conta que os eletrodomésticos mais caros nem sempre têm classes energéticas mais elevadas.
Rapidamente, poderás ainda comprar cobertores e mantas e distribui-las pelos diferentes espaços da casa. Manter as pessoas aquecidas é uma forma de enfrentar o inverno e mesmo que as boas temperaturas se façam sentir lá fora, é preciso estar sempre preparado para as noites e madrugadas para frescas e descidas inesperadas da temperatura.
Se quiseres ir mais a fundo na nova casa, poderás também utilizar termostatos programáveis e desligar os aparelhos eletrónicos quando não estão a ser usados. Não te esqueças de desligar a televisão, o computador, assim como outros eletrodomésticos em stand-by, da tomada elétrica. Só desta forma estarás seguro que não gastam qualquer eletricidade.
Encontra a casa perfeita em Portugal
- Lousã e Vilarinho
- Salto
- Escalos de Baixo e Mata
- Covilhã e Canhoso
- Alhadas
- Penela e Rabaçal
- Tolosa
- Moura e Santo Amador
- Pussos São Pedro
- Castanheira de Pêra
- Aldeia da Mata
- Caparrosa e Silvares
- Corte do Pinto
- Pias
- Selmes
- Paul
- Póvoa de Atalaia
- Sobreira Formosa
- Góis
- Candosa
- Nossa Senhora da Conceição
- São Pedro Terena
- Estômbar e Parchal
- Tourais e Lajes
- Ervedal
- Alpalhão
- Sé e São Lourenço
- Ferreira do Zêzere
- Envendos
- Águeda e Borralha
Para poder comentar deves entrar na tua conta