Em causa está um investimento de 20 milhões de euros do grupo Vila Galé. Hotel deverá abrir ao público em 2025.
Comentários: 0
Castelo transformado em hotel em Ponte de Lima
Crédito: imagem retirada do site da Junta de Freguesia de Ardegão, Freixo e Mato

Um castelo com quase 900 anos (de 1126) localizado em Ponte de Lima vai ser transformado num hotel e num projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros do grupo hoteleiro Vila Galé, estado prevista a abertura ao público para 2025, bem como a criação de 42 empregos. 

Citado pela Lusa, o grupo Vila Galé adiantou que “a área de implantação do hotel” será a “principal fonte de recrutamento” para os 42 postos de trabalho diretos, "complementando depois as equipas com outros elementos que já trabalham no grupo e que transitarão para a nova unidade como forma de progredir nas suas carreiras e integrar os novos elementos”.

O castelo de Curutêlo, também referido como castelo de Corutelo e paço de Curutêlo, localiza-se na freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, em Ponte de Lima (Viana do Castelo), e foi adquirido em 2022.

O novo projeto turístico, “desenvolvido em parceria com o empresário António Parente, do grupo Madre”, prevê a criação de um hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes.

“O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será uma unidade com 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, ‘satsanga spa & wellness’, salão de eventos para 600 pessoas, dois restaurantes, biblioteca, capela e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinha”, disse o diretor regional de operações do grupo Vila Galé, Carlos Alves.

Segundo o responsável do grupo para o Norte e Centro do país, o projeto turístico abrange uma área de 57 hectares e tem abertura prevista para abril de 2025, sendo que o primeiro vinho produzido na propriedade será lançado este ano, no dia 25 de abril.

Vila Galé adquire hotel encerrado há cerca de 14 anos

Destaque ainda para outro negócio do grupo Vila Galé no setor hoteleiro: a compra do hotel da vila de Penacova, que está encerrado desde 2010 e apresenta um elevado grau de degradação.

“A Vila Galé confirma a aquisição do edifício e vai agora estudar o projeto. Oportunamente, comunicará mais detalhes”, adiantou fonte do grupo hoteleiro, citada também pela Lusa. 

O presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, congratulou-se com esta aquisição e destacou o papel decisivo da autarquia no desfecho deste processo: “Fomos proativos e entregámos ao banco, que negociava o imóvel, um investidor com créditos firmados no setor do turismo. Não ficámos à espera que surgisse um interessado”. 

De acordo com o autarca, para este local está previsto um hotel de quatro estrelas, que vai integrar o antigo hospital de Penacova, devoluto e sem utilização há várias décadas.

“É importante sublinhar a abertura demonstrada pela Misericórdia em negociar o imóvel e ter compreendido a importância deste investimento. A aquisição do antigo hospital foi fundamental para o aumento da capacidade de alojamento do futuro hotel”, acrescentou.

O grupo Vila Galé é atualmente responsável pela gestão de 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal, 10 no Brasil e uma em Cuba.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta