
A aquisição da Ilha dos Moinhos, localizada na freguesia do Bonfim, foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal desta segunda-feira, 20 de fevereiro de 2024. E a autarquia do Porto já decidiu que novos usos lhe vão dar. A zona das Fontaínhas será convertida num parque verde, com uma dupla função.
"A decisão está tomada de ser uma zona não edificada", garantiu o presidente da câmara, Rui Moreira, a todos os deputados municipais. "Foi um processo de compra moroso", lembrou ainda o autarca, que acredita que, desta forma, se resolverá "um problema gravíssimo da cidade".
Apesar do Plano Diretor Municipal (PDM) determinar que apenas uma parte do terreno é área verde, aquele local dará lugar a mais um parque para a cidade, “que servirá também como forma de prevenção de eventuais enxurradas”, lê-se no site da autarquia.
"Vamos ter de criar bacias de retenção, como fizemos no Parque da Asprela. Temos de fazer uma idêntica no Jardim da Paulo Valada, junto à Avenida Fernão de Magalhães", revelou o presidente da câmara. "Vamos ter de fazer este conjunto de intervenções para evitar que a água caia torrencialmente, para não destruir e corroer as estruturas e armazenar essa água", acrescentou.
Afirmando estar preocupado com as constantes inundações e se estas poderão estar associadas à estação de metro do Campo 24 de Agosto, Rui Moreira adiantou que esta questão já está a ser alvo de estudo. "Desde que foi construída a estação de metro do Campo 24 de Agosto que surgiram problemas quer a jusante, quer a montante daquela estação. Não sabemos, mas os fenómenos têm-se vindo a agravar", disse.
A aquisição das 32 edificações, algumas das quais em ruínas, por 900 mil euros - valor proposto pelos proprietários e aceite pelo município - foi aprovada por todas as forças politicas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta