Um espaço sem apertos, amplo e sem muitas divisões, transmite-nos a ideia de que vivemos num ambiente totalmente livre. No entanto, a transformação de uma casa em algo que reflita a liberdade individual exige, quase sempre, uma série de ajustes, por vezes à custa da privacidade do outro.
Para quem está a pensar mudar para uma nova casa sem apertos, este artigo apresenta as melhores opções. Poderás descobrir moradias e apartamentos espaçosos à venda, com um mínimo de dois quartos e com preços a que começam nos 60 mil euros a pensar nos orçamentos mais limitados. Hoje é possível conquistar uma casa com mais espaço sem comprometer a estabilidade financeira.
Vantagens de viver em casas sem aperto de espaço
Viver em casas espaçosas proporciona uma experiência sem restrições desde o início. Muitas pessoas, devido ao excesso de mobiliário e à falta de cuidado na sua disposição, consideram a mudança para uma nova casa algo prioritário, mas há muito mais a considerar para conseguir obter uma sensação de liberdade e espaço.
Estas são algumas das vantagens de viver em casas sem apertos:
- Versatilidade da decoração: os ambientes, especialmente quando influenciados por estilos de decoração sueca ou industrial, podem apresentar uma maior flexibilidade. Ou seja, podes transformar a casa por completo num abrir e fechar de olhos. Mesmo em casas mais compactas é possível moldar o espaço principal para funcionarem como salão de visitas, sala de jantar ou como um eficiente estúdio de trabalho;
- Mais luz e mais ar: as casas sem apertos são aquelas que aproveitam melhor a luz do sol e contribuem para ambientes sempre arejados. Vão garantir, no final de cada mês, uma fatura de energia mais barata e deixar-te um sorriso na cara ao longo do dia; Muitas delas contam ainda com um espaço exterior que pode aproveitar para relaxar.
- Potencial de privacidade: pode ser uma desvantagem, mas quando aproveitas bem os espaços, consegues criar ambientes isolados, que continuam a dar sensação de privacidade e tranquilidade. Imagina, por exemplo, criar cantos isolados numa sala de estar, que podem servir como zona de leitura ou pequeno jardim interior;
- Exercício físico em casa: se a ideia de frequentar um ginásio e lidar com olhares curiosos é desconfortável, com casas sem apertos podes praticar exercício físico regularmente sem sentir qualquer pressão. Conseguirás instalar facilmente máquinas para treinos, espalhar tapetes, ou colocar bicicletas ou passadeiras elétricas.
Viver em casas sem apertos de espaço é também viver com uma melhor sensação de conforto, indicado para quem sofre de claustrofobia. São, além disso, ambiente propícios à socialização.
Dicas para encontrar uma casa tendo em conta o apertos financeiros
Se o teu problema não é o espaço mas o orçamento limitado, conseguirás encontrar casas que encaixem na tua realidade ao seguir estes princípios:
- Qual o meu orçamento? O primeiro passo é determinar o montante disponível. Considera o preço da casa, mas também as eventuais despesas adicionais, entre impostos, seguros e os custos de manutenção;
- Onde quero viver? As casas mais baratas podem ser encontradas em zonas menos populares, como por exemplo, o interior do país. Entretanto, nos agitados centros urbanos, também encontramos alternativas economicamente atrativas, especialmente em imóveis mais compactos, que ainda assim proporcionam um potencial surpreendente de espaço;
- Quais são as opções de financiamento? É importante perceber que opções de financiamento existem, seja através de programas de apoio ou taxas de juro numa determinada entidade bancária. Em alguns casos, os proprietários estão dispostos a negociar preços;
- Casa nova ou para renovar? Muitos portugueses esquecem-se que as casas totalmente novas são mais caras em relação às casas para renovar. A boa notícia é que algumas renovações podem exigir investimentos moderados. Avalia os custos associados aos trabalhos de remodelação e ajusta-os à tua realidade;
- Qual a realidade do mercado? Deverás estar atento às tendências do mercado imobiliário, sobretudo em alturas como esta, em que existem menos pessoas à procura de casa e maiores ofertas no mercado. É uma forma segura de saber quando deves atuar.
Viver sem apertos depois de comprar casa
Quantas pessoas compram casas espaçosas e deixam algumas divisões praticamente abandonadas porque não sabem o que fazer com elas? Para evitar apertos financeiros pós-compra, é fundamental reconhecer o potencial da casa. Podes:
- Arrendar quartos a estudantes ou turistas: podes maximizar o espaço disponível e assim obter um rendimento extra;
- Arrendar a garagem a um comerciante local: consegues oferecer espaço para que os pequenos negócios se estabeleçam na tua zona;
- Arrendar uma divisão a um explicador: crias um ambiente propício para aulas a particulares;
São realmente várias as possibilidades. Desta maneira, estás a contribuir não só para a tua economia pessoal, como para a melhoria da economia local.
Para comprar uma casa sem apertos podes também perceber se existe a possibilidade da fixação temporária da prestação, uma vez solicitado o crédito à habitação. Alguns bancos em Portugal permitem ainda reavaliar periodicamente a taxa de esforço, passados apenas alguns meses desde a compra do imóvel.
Casas perfeitas para viver sem apertos
- Baixa da Banheira
- Alto do Seixalinho
- São Sebastião
- Castelo Branco
- Macedo de Cavaleiros
- Nossa Senhora de Fátima
- Buarcos e São Julião
- São João da Madeira
- Covilhã e Canhoso
- Marinha Grande
- Oliveira de Azeméis
- Lousã e Vilarinho
- São Vicente
- Sé
- Amora
- Rio Maior
- Seixal
- Carregado e Cadafais
- Cidade de Santarém
- Tavarede
- Sé e São Lourenço
- São João Baptista
- Ferreira do Alentejo
- Almeirim
- Eiras e São Paulo de Frades
- Santa Maria e Santo André
- Alcains
- Seia
- Reguengos de Monsaraz
Para poder comentar deves entrar na tua conta