Com mais de quatro hectares, a Quinta da Carcela acolheu a antiga Estação Agrária, estando devoluta há vários anos.
Comentários: 0
Braga
Foto de Julia Koblitz no Unsplash
Lusa
Lusa

Os dois edifícios existentes na Quinta da Arcela, em Lamaçães, Braga, vão dar lugar a 27 apartamentos para arrendamento a custos controlados, num investimento de 2,6 milhões de euros.

Segundo o vereador da Habitação de Braga, João Rodrigues, que falava aos jornalistas no final da reunião quinzenal do executivo, a obra será financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e terá de estar concluída até 2026. O responsável adiantou que ainda não está definido o perfil dos destinatários dos apartamentos, podendo as candidaturas ser limitadas a um determinado tipo de pessoas, como jovens ou jovens casais, por exemplo.

Durante a reunião do executivo, João Rodrigues sublinhou que, na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a Quinta da Arcela está contemplada como espaço verde. Com mais de quatro hectares, a Quinta da Carcela acolheu a antiga Estação Agrária, estando devoluta há vários anos.

A sua tutela é da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, tendo já os dois edifícios nela existentes sido transferidos para o município. O município ainda aguarda a transferência formal da propriedade da quinta propriamente dita, para a sua transformação em parque urbano.

"O parque será para usufruto de toda a população e não apenas dos futuros residentes nos apartamentos a construir", frisou João Rodrigues.

O futuro da Quinta da Arcela já motivou uma petição pública pedindo a sua transformação em espaço de usufruto público. "Manter a Quinta da Arcela inutilizada ou permitir a construção sobre os seus terrenos seriam erros difíceis de justificar numa cidade que carece de espaços verdes públicos e que sofre cada vez mais com os efeitos das alterações climáticas", lê-se na petição, já subscrita por mais de 1.300 pessoas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta