O domínio web .ai pertence à ilha de Anguilla, que fica mais rica graças à cobiçada sigla - às empresas que pagam por ela.
Comentários: 0
Anguilla
Foto de: Roy Googin, CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons

O principal charme da pequena ilha Anguilla, localizada nas Caraíbas, são as praias de areia branca, que atraem milhares de visitantes todos os anos. Mas não só. Um “acaso” ligado à Inteligência Artificial (IA) deu-lhe a oportunidade de ganhar (mesmo muito) dinheiro.

Em 1988, a Autoridade para Atribuição de Números da Internet (em inglês, Internet Assigned Numbers Authority" (IANA) distribuiu domínios de duas letras para cada país. Para Espanha .es, para o México .mx, .uk para o Reino Unido, .pt para Portugal, por exemplo.

Anguilla não sabia ainda, mas teve a sorte de receber .ai. E agora, quase 40 anos depois, a ascensão da Inteligência Artificial está a beneficiar este refúgio turístico de sonho, que possui o domínio que coincide com a sigla inglesa desta tecnologia, tal como explica o El País.

Atualmente, há cada vez mais empresas a quererem fazer sites especializados com IA e usar as siglas na web, mas têm que pagar para isso. E foi assim que a sorte e o “acaso” de Anguila transformou-se em fortuna - estes investimentos já representam hoje em dia cerca de um terço das receitas do governo neste pequeno território britânico localizado a cerca de 250 quilómetros de Porto Rico.

As praias de mar azul, areia branca e recifes de coral são as principais atrações desta ilha, que depende em grande parte do turismo. Foi assim até que no final de 2020 chegou o primeiro indício de um novo negócio: a primeira venda do domínio mais caro da ilha, o portal expert.ai, por 95 mil euros. Contudo, a verdadeira sorte começou a 30 de novembro de 2022, data do lançamento do ChatGPT e quando as compras de domínios com esse mesmo fim dispararam.

Apenas cinco meses depois, as vendas aumentaram quase quatro vezes, revelou ao El País Vince Cate, que gere os registos para o governo de Anguila.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta