
A iluminação natural é um elemento essencial da habitação. A orientação e a incorporação de janelas são essenciais para a entrada de luz, especialmente em locais onde o sol é notório pela sua ausência devido ao clima, como Londres. A isto acresce a densidade populacional, com habitações estreitas, verticais e em banda, típicas do estilo vitoriano. A abertura para o jardim das traseiras também é frequentemente inutilizada e fechada. Na renovação da casa Aden Grove, no centro de Londres, Emil Eve Architects decidiu abri-la e ampliá-la para criar um espaço interior aberto e cheio de luz.
Aden Grove: renovada e ampliada
Os arquitectos Emil Eve realizaram uma renovação notável da casa Aden Grove, situada a este de Londres. Este projeto incluiu extensões para o sótão e para as traseiras da casa, com formas angulares e revestimento de azulejos de terracota.

Aden Grove é uma casa vitoriana com terraço na zona de Newington Green. Antes da intervenção, o interior da casa era escuro e as divisões pareciam apertadas e desconectadas umas das outras, como afirma o estúdio: "como muitos terraços vitorianos, parecia bastante escuro e apertado em alguns sítios". Além disso, a casa tinha sido usada como propriedade de arrendamento durante algum tempo, o que causou alguma deterioração: "as mudanças e renovações ao longo dos anos resultaram numa disposição desarticulada e todas as características da época foram removidas", explicam.

A principal intervenção nas traseiras da casa consistiu numa extensão ao nível do rés do chão que ocupa toda a largura do terreno. Nesta zona, foi criada uma cozinha e uma sala de jantar em 'open space', ambas iluminadas por uma extensa claraboia que permite a entrada de muita luz natural. Na mezzanine, foi criado um quarto com suite.
Tanto o piso como as extensões do sótão partilham o revestimento de azulejos de terracota, formas angulares e grandes janelas que harmonizam os dois espaços. "Todos os novos quartos têm janelas que vão até ao teto e foram encontradas oportunidades para trazer vegetação para os espaços interiores", diz o estúdio.

Na extremidade da extensão do rés do chão, uma janela de correr oferece um toque contemporâneo a uma janela tradicional, que está equipada com um grande assento que proporciona uma vista panorâmica do jardim. O estúdio explica que "a extensão do rés do chão tem vista para o jardim, com uma interpretação contemporânea da tradicional janela de sacada que oferece amplas vistas laterais".
Espaços de ligação
A renovação também incluiu a abertura do rés do chão existente, juntando as duas salas de estar separadas numa grande sala de estar que liga à cozinha "ligando todo o rés do chão e criando vistas para toda a casa". As paredes desta nova área estão pintadas em tons de terracota e apresentam trabalhos em madeira a condizer com os azulejos exteriores.

Uma escada em carvalho conduz aos quartos existentes no primeiro andar e à nova suite, criada nesta renovação, situada no segundo andar. Para criar esta suite, Emil Eve Architects transformou o antigo telhado de borboleta num telhado de mansarda, criando espaço suficiente para um quarto decorado em tons de rosa, uma casa de banho adjacente com azulejos azuis e um terraço no telhado.

O design interior da casa incorpora mobiliário moderno e pormenores em carvalho europeu, incluindo um banco de madeira embutido e estantes verdes. Estes elementos combinam-se para criar um ambiente acolhedor e contemporâneo. No exterior, as floreiras revestidas com os mesmos azulejos de terracota que as fachadas estendem-se por toda a área, convidando a vegetação a crescer à volta e sobre o edifício, integrando naturalmente o espaço exterior com o design arquitetónico.



Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta