
Existem áreas das grandes cidades às quais nem sempre se presta atenção, mas que têm uma história interessante. Islington é uma delas. Este bairro de Londres tem mais de 1.000 anos de história, embora naquela época fosse conhecido como Gislandune, que pode ser traduzido como 'colina de um homem chamado Gīsla'.
A inauguração da palaciana estação Highbury & Islington em 1872 simbolizou o papel que deveria desempenhar como um típico subúrbio, no qual as classes altas deveriam instalar-se, fugindo dos desconfortos do centro da cidade. Ainda assim, as classes médias decidiram mover-se ainda mais para fora do centro da capital britânica; as mansões foram subdivididas e Islington tornou-se uma área da classe trabalhadora. Aqui viveram grandes figuras das artes e das letras, como o célebre escritor George Orwell, que decidiu mudar-se para lá em 1944.
E foi aqui mesmo que o escritório de arquitetura britânico Moxon Architects renovou uma casa vitoriana. O projeto foi desenvolvido escavando o nível do subsolo para adicionar uma extensão e criar interiores leves e minimalistas.
A Moxon Architects destruiu e redesenhou o seu interior e adicionou uma pequena extensão traseira com áreas de estar em plano aberto e um jardim. O estúdio procurou preservar a organização tradicional da moradia geminada com três quartos, com quartos nos pisos superiores e espaços de convívio nos pisos inferiores.
“Todo o edifício foi reconfigurado de baixo para cima, mantendo a hierarquia geral dos espaços sociais na parte inferior e com quartos privados mais aconchegantes na parte superior. O design, os materiais e os detalhes foram adaptados às necessidades do cliente com quem tínhamos trabalhado uma década antes ”, explicam.
No andar de baixo, uma sala de estar formal que incorpora elementos de época é uma exceção à estética minimalista do branco puro. As suas portadas originais, lareira, cornijas e uma rosácea no teto foram restauradas e pintadas de azul profundo para condizer com as paredes.
No andar de cima, os quartos marcam um regresso ao design minimalista com paredes limpas e pintadas de branco. As paredes são muito distintas, incluindo uma exuberante parede estampada em contraste atrás da cama no quarto principal.








Para poder comentar deves entrar na tua conta