A procura de um quarto para arrendar é a preocupação central dos milhares de estudantes que se estão a candidatar ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público, e que vão ficar deslocados da sua residência habitual. Acontece que a oferta de quartos para estudantes continua a ser bem inferior à procura, apesar de haver várias residências universitárias a serem construídas pelo país fora. Em concreto, estima-se que faltem 75 mil camas para dar resposta à procura.
Em Portugal, há cerca de 35 mil camas para estudantes em arrendamento formal disponíveis para o ano letivo de 2024/2025, de acordo com os dados do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Mas estima-se que haverá 110 mil estudantes deslocados só no Ensino Superior Público. Ou seja, a oferta de camas só cobre 32% das necessidades dos universitários, sendo precisas pelo menos mais 75 mil camas, escreve o Diário de Notícias.
A procura de quartos para arrendar poderá aumentar ainda mais para 175 mil camas se somarmos à equação os estudantes estrangeiros e os das escolas superiores privadas.
De notar ainda que a situação da falta de alojamento estudantil agrava-se quando se estima que vão existir mais de 40 mil alunos carenciados nas universidades públicas portuguesas, mas as residências do Estado só têm 15.939 camas. Ou seja, a oferta não chega nem para metade dos estudantes prioritários, refere o mesmo jornal.
Apesar de o PNAES estimar que vão entrar no mercado 18 mil camas para estudantes a preços regulados um pouco por todo o país, a verdade é que até ao dia 18 de junho só 1.124 camas estavam disponíveis. Esta falta de oferta de residências universitárias tem vindo a ser colmatada, também, pelos privados que deverão acrescentar 1.150 novas camas em Lisboa e no Porto, as quais deverão estar prontas para o ano académico 2024/2025.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta