
Dentro de alguns anos, a Matinha será um dos maiores projetos residenciais de Lisboa, que trará à frente ribeirinha mais de 700 apartamentos. Vai nascer junto ao empreendimento Prata Riverside Village, pelas mãos da mesma promotora, a VIC Properties, em terrenos que pertenceram, em tempos, ao ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.
A promotora imobiliária anunciou a compra dos terrenos da Matinha, na freguesia de Marvila, em Lisboa, ao Novo Banco, em 2019. Esses terrenos, tal como explica o Expresso, estiveram na posse de Vieira durante vários anos. Foi em 2012 que o ainda presidente do Sport Lisboa e Benfica entregou o controlo desses ativos ao Grupo Espírito Santo (GES).
Mais tarde, ter-se-á arrependido. Na comissão parlamentar de inquérito sobre as perdas do Novo Banco, em 2021, disse mesmo que aquele teria disso o pior erro de gestão que fez, uma vez que teve “o melhor património imobiliário de Lisboa”. “Se calhar só a Matinha pagaria todo o meu endividamento e sobrava dinheiro”, afirmou, na altura,
A Matinha situa-se ao lado do Prata Riverside Village, desenhado por Renzo Piano, vencedor do Pritzker Architecture Award, e que deverá estar totalmente concluído até 2026.
De resto, o novo projeto da promotora já está em marcha. Primeiro a descontaminação dos solos, e depois a construção dos edifícios, que deverá levar cerca de seis anos. Ao todo, o megaprojeto da Matinha terá 702 apartamentos em quase 9,7 hectares, representando um investimento de 320 milhões de euros.
O loteamento terá cerca de 92 mil metros quadrados (m2) para habitação, quase 20 mil m2 para comércio e 15 mil m2 para turismo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta