Cidade mostra-se atrativa, face a "uma combinação de qualidade de vida e boas oportunidades de retorno financeiro”.
Comentários: 0
Porto
Foto de Cláudio Luiz Castro no Unsplash

No Porto, cerca de 52% das transações imobiliárias são efetuadas por investidores nacionais. Já o investimento estrangeiro representa atualmente cerca de 48% das operações, segundo dados da Engel&Volkers. Destacam-se como principais nacionalidades dos investidores estrangeiros os alemães, os brasileiros e os ingleses.

Relativamente à subida do preço das habitações comparativamente com o ano anterior, em 2023, o Porto registou um aumento de cerca de 16%. Já no mercado de arrendamento, após um período de estabilização entre 2019 e 2021, observou-se uma tendência crescente no valor negociado em 2022 e 2023 – ano em que o valor atingiu os 11,7 euros por metro quadrado (m2), refletindo uma valorização significativa deste segmento.

Em 2023, as vendas da Engel & Völkers Porto registaram um crescimento de aproximadamente 26% em relação ao ano anterior, alcançando um valor médio de 613.000 euros por transação. “Adicionalmente, o preço médio por metro quadrado subiu expressivamente, atingindo os 3.984 euros”, lê-se no comunicado enviado às redações.

“Esse crescimento destaca a atratividade do mercado imobiliário do Porto, particularmente para investidores estrangeiros, que veem na cidade uma combinação de qualidade de vida e boas oportunidades de retorno financeiro”, refere Gustavo Soares, Licence Partner da Engel & Völkers Porto, citado em comunicado.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta