
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até São Paulo, no Brasil, para descobrir a Float House, uma residência minimalista projetada por Sergio Sampaio Archi + Tectônica. Esta obra arquitetónica é caracterizada pela sua estética minimalista, onde a neutralidade é fundamental. As superfícies do edifício são projetadas para captar a luz solar, as sombras das árvores e os reflexos do espelho de água e da piscina, conseguindo uma integração harmoniosa com a envolvente.
"Concebida como residência principal de uma família num condomínio na região metropolitana de São Paulo, a Float House destaca-se pela sua localização privilegiada: um terreno de esquina numa rua plana na parte mais alta do condomínio", explica o estúdio.

O projeto da Float House procura um equilíbrio entre opostos como estabilidade e suspensão, peso e leveza, opacidade e transparência. A estrutura física do edifício serve como pano de fundo, enquanto o jogo de luz e sombra ocupa o centro do palco. Os espaços internos são gradualmente revelados, criando uma viagem tátil e visual através de elementos de luz e escuridão, solidez e transparência.
"A partir da coexistência de opostos, a proposta revela a dualidade entre estabilidade e suspensão, peso e leveza, opacidade e transparência. Ao explorar as capacidades físicas e visuais da matéria, a poesia da construção manifesta-se através das substâncias subtis da arquitetura: o objeto construído é o protagonista da composição, enquanto o imaterial ocupa o centro do palco", apontam.





Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta