
Os lucros dos quatro maiores bancos privados em Portugal – BCP, Santander Totta, BPI e Novobanco – dispararam nos primeiros nove meses do ano em termos homólogos, tendo aumentado quase 11% para 2,5 mil milhões de euros. Um cenário que pode mudar de figura nos próximos trimestres, na sequência da política menos restritiva do Banco Central Europeu (BCE), que tem vindo a baixar as respetivas taxas de juro diretoras.
Certo é que, até ao momento, os resultados dos quatro bancos em causa estão em alta, escreve o ECO, salientando que a margem financeira – corresponde à diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos – continuou a puxar pelos resultados, tendo subido 7% para 4,1 mil milhões de euros no período em análise.
Como é possível ver na imagem, entre janeiro e setembro, a margem financeira do Santander Totta, do BPI e do Novobanco aumentou em termos homólogos, tendo a maior subida ocorrido no Santander. Já no caso do BCP registou-se uma descida (de 8,6%) da margem.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta