Redução dos juros e isenção de IMT para jovens ajudam a explicar crescimento dos empréstimos da casa.
Comentários: 0
Crédito habitação em Portugal
Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

O montante total de crédito habitação em Portugal está a aumentar há dez meses, tendo-se fixando em 101,9 mil milhões de euros em novembro. Os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quinta-feira refletem a maior contratação de novos empréstimos da casa com a redução dos juros e isenção de IMT para jovens.

“O stock de empréstimos para habitação aumentou 493 milhões de euros relativamente a outubro, totalizando 101,9 mil milhões de euros no final de novembro”, destaca o BdP na nota estatística publicada esta quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2025. É preciso recuar dez anos para encontrar um valor total de crédito habitação tão elevado.

Este foi mesmo o 10º mês consecutivo que se observa um aumento do montante total de crédito habitação em Portugal (que inclui os novos contratos e os existentes). O crescimento do stock total de empréstimos para compra de casa foi de 2,8% num ano. Esta evolução anual é bem superior à registada no conjunto de países da área euro, que tem estabilizado (+0,4% em novembro).

Por detrás deste crescimento está a redução dos juros que motiva não só a contratação de novos créditos habitação (e mais baratos), como também a manutenção dos existentes, uma vez que as prestações da casa vão ficando mais baratas e compatíveis com os rendimentos familiares, dando menos incentivo às amortizações antecipadas.

Além disso, a contratação de novos empréstimos também tem ganhado gás no país com a isenção de IMT e Imposto de Selo para jovens, uma medida que entrou em vigor em agosto. E deverá ganhar um ainda mais impulso este ano com a garantia pública, que permite financiamentos bancários a 100% também para jovens.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta