O idealista/news foi a Lordelo visitar a fábrica da marca portuguesa que tem elevado o universo de sofás a um novo patamar.
Comentários: 0

No coração de Paredes, onde a tradição do mobiliário se entrelaça com a inovação, a SUFFA destaca-se como uma referência no design e fabrico de sofás premium. O idealista/news visitou a fábrica da marca, em Lordelo (no Grande Porto), e mergulhou nos bastidores de uma empresa nacional que transformou um legado familiar num negócio internacional. Aqui, o saber fazer artesanal alia-se à mais recente tecnologia para fabricar sofás 100% portugueses que são verdadeiras peças de design, pensadas para o conforto, um dos maiores luxos da vida real. André Fernandes, CEO da companhia, não tem dúvidas de que os seus sofás “representam o potencial criativo e produtivo de Portugal”.

Fundada em 2010, a SUFFA nasceu da paixão pelos estofos e do 'know-how' de décadas do seu pai, com mais de 30 anos de experiência no setor do mobiliário. Hoje, liderada por André Fernandes, a marca exporta sofás para mercados exigentes e, mais recentemente, abriu as portas a uma nova era com lojas próprias. De Lisboa a Joanesburgo, têm como objetivo conquistar clientes que valorizem design, personalização e inovação. 

Desde o início, a SUFFA posicionou-se no segmento premium. Mas o que é que estes sofás têm de diferente? A resposta, segundo explicam desde dentro, está na sua conceção minuciosa: materiais de alta qualidade, tecnologia e detalhes que fazem toda a diferença para quem procura conforto sem comprometer a estética. Entradas USB ocultas, tecidos resistentes a nódoas e configurações modulares são apenas algumas das apostas da empresa para responder a um público cada vez mais exigente.

SUFFA
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

Numa visita exclusiva à fábrica, foi possível testemunhar a sinergia entre artesãos e engenheiros, onde cada peça é tratada como uma obra-prima. A fusão entre processos manuais e tecnologia de ponta reflete-se na durabilidade e sofisticação dos sofás, garantindo que cada cliente leva para casa não apenas um móvel, mas uma experiência de luxo acessível.

E com planos ambiciosos de expansão, a SUFFA diz que não quer apenas vender sofás — quer redefinir a forma como o “mundo se senta”. E, a julgar pelo crescimento da marca, está bem sentada nessa estratégia.

Como e quando começou esta aventura da SUFFA?

A SUFFA é uma empresa portuguesa especializada em design e fabrico de sofás premium. A nossa sede está em Lordelo, concelho de Paredes, onde temos também uma fábrica. Foi criada em 2010, pelo meu pai, que já era empresário do setor dos estofos há mais de 30 anos. Ele tinha outra sociedade na altura, da qual se desvinculou e deu início a este projeto.

Desde muito novo que conheci o mundo dos estofos e dos sofás. Os meus pais até chegaram a trabalhar esta arte na garagem de casa e fui acompanhando de perto o desenvolvimento do negócio. Em 2012, depois de me ter formado e passado cinco anos noutra empresa, e noutros mercados, comecei a trabalhar na SUFFA, tendo assumido de imediato o cargo de CEO.

Foi criada em 2010, pelo meu pai, que já era empresário do setor dos estofos há mais de 30 anos. 

Nessa altura, iniciei todo o processo de exportação da marca no segmento B2B. O nosso foco passou sempre pela afirmação da SUFFA como referência no segmento premium, não só na produção e fabrico, como na inovação e no desenvolvimento de sofás em conjunto com designers de relevo. E assim foi.

SUFFA
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

Temos 55 colaboradores, mais de 60 modelos de sofás e vendemos cerca de 10 mil unidades por ano. Durante 12 anos, trabalhámos só para o mercado externo no segmento 'private label'. Até que, em 2024, lançámos uma rede de lojas próprias destinadas ao consumidor final. Temos dois espaços em Portugal, em Lisboa e em Aveiro, e um na África do Sul, na cidade de Joanesburgo. Mas contamos abrir mais cinco lojas no mercado nacional.

Assume-se como uma marca de sofás premium. Quais as características que distinguem os vossos produtos?

A nossa proposta de valor é clara: criar sofás com design inovador, matérias-primas e tecnologia de topo que garantem conforto, praticidade e mais durabilidade. Produzimos sofás, poltronas, cadeirões, entre outros, com uma resposta flexível para diferentes tipos de ambientes e necessidades da vida real. 

Vamos ao encontro de clientes exigentes e informados, que valorizam a estética mas também soluções para questões como nódoas, materiais adequados para animais estimação e introdução de tecnologia que garanta a adaptação da posição pretendida. Tudo isto sem abrir mão da elegância e comodidade. E claro, sem cabos e tomadas visíveis.

Produzimos sofás, poltronas, cadeirões, entre outros, com uma resposta flexível para diferentes tipos de ambientes e necessidades da vida real. 

Como é feita a personalização dos sofás para atender aos gostos e preferências de cada cliente?

Cada SUFFA é criado ao pormenor. Os clientes personalizam os modelos com as suas características preferidas, podendo fazê-lo com o apoio de uma equipa de designers. Garantimos a personalização do produto e um atendimento e experiência de compra premium, seja nas nossas lojas físicas ou online.

SUFFA
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

De que forma a SUFFA combina design e tecnologia para criar sofás confortáveis, duráveis e práticos?

Aliamos o saber-fazer artesanal com processos inovadores e métodos avançados de fabrico. As duas metodologias coabitam por via de uma equipa especializada e multidisciplinar. Temos artesãos, designers, carpinteiros e engenheiros, e são apenas exemplos, que trabalham em sinergia e de modo complementar. Nós privilegiamos a vertente humana e neste setor em concreto, na parte do sofá, o saber fazer ainda faz muita diferença

Damos atenção aos mais pequenos detalhes, desde a escolha de materiais de alta qualidade à aplicação de tecnologias avançadas. É desta forma que garantimos os nossos três princípios base: conforto, durabilidade e funcionalidade.

Damos atenção aos mais pequenos detalhes, desde a escolha de materiais de alta qualidade à aplicação de tecnologias avançadas. 

Quais são os principais desafios de adaptar os sofás premium às necessidades de um público jovem, por exemplo, com interesse em design e mobiliário?

Para o público mais jovem, um sofá premium é sinónimo de estilo moderno e funcional. Na SUFFA criamos propostas modernas e versáteis, com características como sofás modulares ou soluções compactas para espaços pequenos. E há ainda a incorporação de tecnologia, como entradas para carregamento de dispositivos móveis, como telemóveis, tablets e computadores, integradas com design e minimalismo.

Tentamos ir mais ao encontro dos sofás modulados, que sejam fáceis de adaptar, por exemplo, até porque muito jovens enfrentam o desafio de viverem cidades onde os espaços são mais reduzidos. Daí termos sentido também um aumento da procura de sofás mais pequenos e estamos a tentar desenvolver mais esse conceito. De menores dimensões, mas que sejam ágeis e práticos no seu uso.

Para o público mais jovem, um sofá premium é sinónimo de estilo moderno e funcional

SUFFA
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

O que é que “está na moda”? Há alguma tendência no design de sofás que a SUFFA tem explorado recentemente?

Há três tendências no design de sofás que merecem destaque:

  • Sofás Modulares: que permitem configurações personalizáveis para se adaptarem a diferentes espaços e necessidades do dia a dia.
  • Formas Orgânicas: com linhas curvas e suaves que proporcionam um visual acolhedor e contemporâneo.
  • Cores Neutras e Terrosas: Tons que trazem tranquilidade e elegância aos ambientes.

Quais são os materiais usados nos vossos sofás e como asseguram a sua qualidade?

O processo de criação, produção e entrega dos artigos SUFFA passa por um rigoroso controlo em cada etapa. Utilizamos materiais de verdadeira excelência. Eis alguns exemplos:

  • As peles que usamos são 100% italianas, tratadas com processos sustentáveis e acabamento de alta qualidade.
  • Os tecidos são premium, como o nosso posicionamento. Muito resistentes e disponíveis, claro está, em várias cores e texturas.
  • No que ao interior diz respeito, a espuma HR e as molas Nosag garantem um profundo conforto e durabilidade.

A marca tem planos para abrir mais lojas em Portugal ou no estrangeiro? Se sim, que regiões estão na mira?

Neste momento, a nossa rede tem três lojas. Duas em Portugal, em Lisboa e em Aveiro, e uma fora do país, em Joanesburgo, na África do Sul. Temos ainda um showroom nas nossas instalações em Lordelo e uma loja online. 

Pretendemos abrir cinco lojas em Portugal. Neste momento, já temos duas em funcionamento, e as possíveis futuras localizações, não necessariamente por esta ordem, poderão ser cidades como Porto, Braga, Coimbra ou Leiria.

SUFFA Castilho
SUFFA, Rua Castilho (Lisboa)

A nível internacional, a loja em Joanesburgo servirá de teste e adaptação àquele mercado, o que contamos fazer entre 6 a 12 meses. Caso se verifique o potencial que acreditamos que o mercado tem, a médio prazo, temos a meta de a SUFFA estar representada nas principais áreas metropolitanas da África do Sul, como Cidade do Cabo, Durban ou Pretória.

Para já estamos focados na África do Sul pelo seu potencial e por ser uma das maiores economias africanas.

Como tem sido a receção do público às lojas da SUFFA e que fatores têm contribuído para o sucesso da expansão?

O balanço é muito positivo. A procura que estamos a registar significa que as localizações escolhidas, a oferta e experiência de compra que proporcionamos são uma aposta ganha. Estamos muito satisfeitos com a recetividade dos portugueses, mas também de clientes estrangeiros e de contactos profissionais de áreas como hotelaria, design de interiores e arquitetura, por exemplo. 

Isto tem-nos permitido crescer em Portugal nos segmentos B2C e B2B, como é nosso objetivo. O mesmo sucede na África do Sul. A recetividade está a ser muito boa.

SUFFA Castilho
SUFFA, Rua Castilho (Lisboa)

O que diferencia os sofás SUFFA da concorrência no mercado internacional?

Essencialmente, o design inovador. Trabalhamos há mais de uma década com os mercados internacionais de referência no setor da decoração, em regime de private label e sempre nos focamos no posicionamento premium. O que nos diferencia, claramente, é a qualidade da nossa produção, 100% made in Portugal, os materiais utilizados, mas também o design, a tecnologia incorporada e a personalização. 

Quais os maiores desafios da atualidade, neste segmento?

Os principais desafios são:

  • Estar sempre a par das preferências dos consumidores e tendências de design para conseguirmos antecipar e surpreender o mercado.
  • Integrar cada vez mais práticas ecológicas e materiais sustentáveis na produção para responder à crescente procura por produtos sustentáveis e que tanto nos entusiasma.
  • Num mercado internacional muito competitivo, temos de nos destacar da concorrência, oferecendo produtos de qualidade superior com design diferenciado e tecnologia de ponta.
SUFFA
SUFFA, Aveiro

De que forma a SUFFA promove o design e a qualidade portuguesa no mercado internacional?

Na SUFFA temos o genuíno gosto de ser uma marca embaixadora do nosso país no mundo. Através do nosso processo de fabrico, que é 100% português, e pelo talento dos nossos artesãos, os nossos sofás representam o potencial criativo e produtivo de Portugal, que une tradição, modernidade e design.

Na SUFFA temos o genuíno gosto de ser uma marca embaixadora do nosso país no mundo.

Com o lançamento de modelos exclusivos de designers portugueses, apoiamos também o talento português neste setor. Exemplo disso é o modelo Labelle, criado em parceria com Gonçalo Campos, designer de produto português com carreira internacional que trabalhou já para marcas como Benetton, Vista Alegre, SecondoMe, Seletti, Zanotta e Pierre Frey.

SUFFA
Modelo Labelle (designer Gonçalo Campos)

O modelo está a ser um sucesso de vendas nos mercados internacionais, tendo estado em destaque na última edição da Index Dubai World Trade Center, a prestigiada feira do setor no Dubai. A participação em feiras internacionais e presença em plataformas digitais de renome são igualmente importantes para reforçar a presença global da SUFFA.

Como é que a marca planeia continuar a inovar e diversificar a sua oferta para manter a posição no segmento premium?

A estratégia passa, desde logo, por continuar a desenvolver novos modelos e novas parcerias com designers. 

Acabamos de lançar um segundo modelo feito em parceria com um prestigiado designer: o francês Rémi Bouhaniche. Trata-se do modelo Colina. E ainda neste trimestre teremos mais uma novidade, uma criação de Christophe de Sousa, designer luso-francês que irá certamente surpreender o mercado com uma abordagem inovadora e estética minimalista.

SUFFA
Modelo Labelle (designer Gonçalo Campos)

Pretendemos ainda reforçar a personalização. Oferecer ainda mais opções em tamanho, material e cor para responder às necessidades de cada cliente, sem esquecer a implementação de tecnologia. Vamos fazê-lo através do desenvolvimento de um configurador onde o cliente poderá selecionar as suas preferências – como se o estivesse a desenhar o seu sofá – e perceber como será o resultado final.

Estes são apenas alguns exemplos de ações e novidades que vamos implementar no sentido de cimentar a posição e a reputação da SUFFA no segmento premium.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta