Pela primeira vez em 10 meses, há uma remodelação do Governo, mas sem mudança de qualquer ministro. Descobre tudo.
Comentários: 0
Novos secretários de Estado tomam posse
Créditos: psd.pt | Cidade de Tomar | observador.pt | deloitte.pt | jpab.pt | radioclube-penafiel.pt | Freepik

Depois da polémica com a lei dos solos envolvendo o antigo secretário de Estado Hernâni Dias, o Governo decidiu avançar com uma remodelação governamental, na qual mais cinco secretários de Estado cessaram funções. Os seis nomes para substituir os governantes já foram escolhidos por Montenegro e vão tomar posse já esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no Palácio de Belém. Descobre quem são os novos secretários de Estado e quem saiu.

Foi a polémica envolta do antigo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que esteve na origem desta dança das cadeiras no Governo. O governante acabou por se demitir a 28 de janeiro (e ser exonerado no dia seguinte), depois de ter sido noticiado pela RTP que criou duas empresas imobiliárias já enquanto secretário de Estado, responsável pela recém-publicada lei dos solos.  

Entretanto, o Governo de Montenegro já tem um substituto para assumir esta pasta: Silvério Regalado, gestor e ex-presidente da Câmara Municipal de Vagos. E decidiu juntar a esta outras cinco mudanças nas secretarias de Estado, mexendo em seis Ministérios: Coesão Territorial, Educação, Trabalho, Ambiente, Juventude e Cultura. E já deixou uma mensagem de “reconhecimento e gratidão” aos agora ex-governantes que “foram inexcedíveis na dedicação e empenho na concretização do programa do Governo” – embora Hernâni Dias tenha ficado de fora.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se pronunciou, tendo dado o seu parecer positivo à mudança de secretários de Estado, que vão tomar posse esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no Palácio de Belém. 

Aquela que é a primeira remodelação do XXIV Governo Constitucional acontece mais de dez meses após a sua posse, a 2 de abril de 2024, com a substituição de seis secretários de Estado, mas sem mudança de qualquer ministro. 

Estes são os seis novos secretários de Estado

Silvério Regalado, novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

Novo secretário de Estado da Administração Local
Silvério Regalado, novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território Créditos: psd.pt | Freepik

Quem vai assumir a pasta de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território deixada por Hernâni Dias é Silvério Regalado. É licenciado em Gestão e foi presidente da Câmara Municipal de Vagos. Também foi membro do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Maria Luísa Oliveira, nova secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa

Secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa
Maria Luísa Oliveira, nova secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa Créditos: Cidade de Tomar | Freepik

A nova secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa é Maria Luísa Oliveira, que já tinha integrado o ministério como diretora-geral da Administração Escolar e adjunta do atual ministro. É licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e com mestrado em Ciências da Educação – Investigação e Intervenção Educativa. Em 2019 recebeu o prémio "Excepcional Women of Excellence" pelo Women Economic Forum. Também já foi vereadora eleita pelo PSD na Câmara de Tomar. A nova governante vem substituir Pedro Dantas da Cunha.

Filipa Lima, nova secretária de Estado da Segurança Social

Secretária de Estado da Segurança Social
Filipa Lima, secretária de Estado da Segurança Social Créditos: observador.pt | CC_by-nc_4.0

Quem vai substituir Jorge Campino na secretaria de Estado da Segurança Social é Filipa Lima, que é doutorada em Economia e professora auxiliar convidada da NOVA Information Management School. Foi também diretora-adjunta do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do Banco de Portugal.

Jean Barroca, novo secretário de Estado da Energia

Secretário de Estado da Energia
Jean Barroca, secretário de Estado da Energia Créditos: deloitte.pt | Freepik

O nome escolhido por Montenegro para assumir a secretaria de Estado da Energia é Jean Barroca, que substitui Maria João Pereira. O novo governante tem mestrado em Gestão Empresarial e trabalhou na Deloitte em soluções para apoiar o sector público na modernização digital. Antes, já havia trabalhado como consultor do Banco Mundial.

Carla Rodrigues, nova secretária de Estado Adjunta e da Igualdade 

Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade
Carla Rodrigues, secretária de Estado Adjunta e da Igualdade Créditos: jpab.pt | Freepik

A nova cara que vai ser secretária de Estado Adjunta e da Igualdade é Carla Rodrigues, licenciada em Direito e ex-deputada que chegou a integrar a subcomissão de Igualdade. Também presidiu ao Conselho Nacional da Procriação Medicamente Assistida. É a substituta da ex-governante Carla Mouro, que deixa esta pasta.

Alberto Santos, novo secretário de Estado da Cultura 

Secretário de Estado da Cultura
Alberto Santos, secretário de Estado da Cultura Créditos: radioclube-penafiel.pt | Freepik

À frente da secretaria de Estado da Cultura vai ficar Alberto Santos, jurista e ex-presidente da Câmara de Penafiel. É presidente da Comissão Científica da Rota do Românico/Centro de Estudos do Românico e do Território desde 2009 e comissário cultural do Festival Literário "Escritaria" desde 2014. Vai substituir Lurdes Craveiro.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta