Descobre estratégias que permitem eliminar riscos com grande eficácia, deixando o piso da tua casa verdadeiramente impecável.
Comentários: 0
tirar riscos do chão
Freepik

A nossa casa é o nosso santuário. O espaço de repouso, que nos permite descansar dos stresses do quotidiano. Contudo, a habitação que temos serve também como local para recebermos quem gostamos. 

É importante ter a casa limpa e arrumada, mas há elementos na casa que podem ser verdadeiros desafios. O piso é um dos maiores desafios, seja porque movemos móveis, cadeiras, bancos, ou seja porque deixamos cair objetos os riscos no chão acabam por aparecer. 

Quem tem crianças em casa sabe que as suas brincadeiras podem causar alguns problemas no chão da casa. O mesmo se aplica aos animais de estimação, nomeadamente cães e gatos, que podem danificar o pavimento com as suas unhas.

Independentemente do chão que se tem por casa, seja de cerâmica ou de madeira, há dicas imperdíveis que deves conhecer. É possível recorrer a algumas estratégias que permitem eliminar riscos do chão

Pisos de madeira: como deixá-los novamente a brilhar

Cuidar do chão de madeira
Freepik

É um dos revestimentos mais populares, um elemento clássico e sofisticado, mas precisamente por isso, precisa de cuidados específicos. Pode não ser fácil manter o seu brilho ao longo do tempo, mas estamos cá para ajudar.

Os pisos de madeira são fáceis de arranhar e riscar e por isso requerem alguns cuidados redobrados nas rotinas do quotidiano. Além disso, têm a vantagem de permitir uma renovação sem ser necessário trocá-lo totalmente. Caso não haja danos graves, riscos ou marcas muito profundas, é possível recuperar e revitalizar este tipo de piso.

Usar cera para madeira

Este produto é uma mais-valia para eliminar riscos com menor profundidade nos pisos de madeira. Aplica-se uma pequena quantidade num pano limpo e, de seguida, deves aplicar sobre a zona danificada, esfregando suavemente até que o arranhão se veja menos.

Além da cera para madeira permitir preencher os riscos, ainda dá ao piso um novo brilho, mas atenção que ficará mais escorregadio por um período de tempo. 

Usar um produto específico

No mercado, podemos encontrar produtos específicos para esta tarefa. Removedores de riscos em madeira permitem alguns retoques no pavimento. Para teres um melhor resultado, deves seguir as instruções do fabricante. 

Geralmente, o procedimento consiste em aplicar uma pequena quantidade sobre o risco e esfregar suavemente.

pavimento de madeira
Freepik

Usar uma noz: se funciona, não é estranho

O método não é o mais ortodoxo, mas, por vezes, resulta. Uma simples noz (sem casca) pode ser usada para este fim. O óleo natural do fruto seco irá penetrar na madeira e permite camuflar ou disfarçar os arranhões. 

Esta solução funciona especialmente com riscos mais leves. Esfrega a parte interna da noz sobre o risco, em movimentos circulares. Depois, passa um pano macio para polir a área. 

Usar a lixa: mas com cuidado

Em determinados casos, pode ser necessário passar uma lixa fina na área danificada, suavemente, até que os riscos comecem a desaparecer. Para finalizar o trabalho, basta colocar um verniz ou selador de madeira (que devem ser iguais ao acabamento original) e deixar secar.

Pisos de cerâmica

A cerâmica um elemento que pode tornar um ambiente mais encantador. Trata-se de um material bonito e muito resistente, mas não à prova de riscos. 

Embora alguns danos mais profundos nos pisos de cerâmica não possam ser retirados, os riscos que são superficiais podem ser eliminados. Eis algumas das melhores estratégias para remover riscos dos revestimentos cerâmicos.

Detergente ou lixívia (neutra/delicada)

O detergente neutro pode ser uma importante mais-valia para remover riscos e arranhões leves. Utilizar uma vassoura de cerdas macias para eliminar os vestígios de sujidade. De seguida, aplica o detergente diluído em água com um pano ou uma esponja macia, esfrega, exagua e seca. 

Se com esta solução o problema persistir, então podes usar lixívia para eliminar sujidades mais resistentes ou remover riscos um pouco mais difíceis. Deves utilizar lixívia neutra ou delicada, diluída em água (1 parte de lixívia para 10 partes de água). 

Saponáceo cremoso: mais conhecido por CIF

O saponáceo cremoso (CIF) é um produto potente que pode revelar-se uma importante aliado na limpeza dos revestimentos cerâmicos.

  • Eliminar a poeira com uma vassoura de cerdas macias. 

  • Diluir o produto em água (1 parte de Cif cremoso para remover riscos para 9 partes de água). 

  • Evita usar o produto em pó, uma vez que é mais agressivo e pode piorar a situação, em vez de ajudar.

  • Com uma esponja macia (ou flanela), aplicar a mistura com movimentos circulares. Realiza o mesmo processo de limpeza só com água. Por fim, passa um pano limpo e seco no local, para secar bem a superfície. 

pavimento de cerâmica
Freepik

Vinagre: solução orgânica

Usar vinagre de álcool é um ácido orgânico e uma potente solução para remover riscos e arranhões superficiais. Esta solução é eficiente e não causa danos ao acabamento de cerâmica. Idealmente, o vinagre deve ser primeiro diluído e, posteriormente, aplicado. 

Contratar profissionais qualificados

Caso os arranhões sejam muito profundos e se revelem impossíveis de 'apagar', deverás contactar um profissional para restaurar o piso, seja ele de madeira ou cerâmica. Estes especialistas têm os conhecimentos e materiais necessários para fazer a diferença para devolver a vida ao chão da tua casa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta