
A política de tarifas imposta pela administração de Donald Trump pode aumentar os custos de construção nos EUA em cerca de 9.200 dólares, cerca de 8.390 euros, segundo a Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB). Estes custos, garantem, serão transferidos para o preço final das casas, que atualmente se situa, em média, nos 414.500 dólares (378.000 euros).
De acordo com a entidade, 10% dos materiais de construção usados na construção residencial são importados.
O "Dia da Libertação", como o batizou o presidente dos EUA diante da imposição de novas tarifas à maioria de seus principais parceiros comerciais, surpreendeu Wall Street e causou uma queda no mercado de ações. E o imobiliário também não irá escapar.
"Embora a complexidade das tarifas dificulte a estimativa do impacto geral na habitação, elas sem dúvida aumentarão alguns custos de construção", disse Buddy Hughes, presidente da NAHB.
Um estudo recente com construtoras revelou que estas esperam um aumento médio de 9.200 dólares no custo por casa devido às recentes tarifas sobre produtos importados que devem ser pagos pela empresa que os recebe.
Se os custos de construção aumentarem, os construtores podem tentar repassar o aumento aos compradores ou reduzir as margens de lucro. As margens dos construtores já estão sob pressão e, se forem reduzidas, a atividade pode ressentir-se.
Trump afirmou que o objetivo com as novas tarifas é "nivelar o campo de jogo" para os produtos fabricados nos EUA e estimular um renascimento na manufatura. A Casa Branca diz que as evidências do primeiro mandato de Trump mostram que as tarifas impulsionam a economia sem alimentar a inflação.
No entanto, alguns economistas temem que novas barreiras comerciais possam aumentar o custo dos bens de consumo quotidianos e interromper as complexas cadeias globais.
O que as tarifas significam para os preços das casas
Para o mercado imobiliário, as novas tarifas podem implicar custos de construção mais altos para as construtoras, na medida em que afetam os materiais importados usados na construção de moradias.
"Os EUA estão a enfrentar um défice de oferta de quase 4 milhões de casas, e a única solução de longo prazo para esse problema é construí-las. No entanto, o aumento dessas tarifas tornará mais caro construir, especialmente para as casas mais acessíveis", diz Joel Berner, economista sénior da Realtor.
"Os compradores de casas já estão numa situação difícil devido aos altos preços de venda e taxas de hipoteca, portanto, mesmo esse aumento relativamente pequeno no custo manterá muitos deles à margem", acrescenta.
O NAHB estima que 72% da madeira importada vem do Canadá (atualmente isenta de impostos) e 74% do gesso importado (usado para a produção de drywall) vem do México.
"A capacidade das construtoras dos EUA de produzir nova oferta a preços acessíveis está diretamente relacionada à sua capacidade de importar materiais essenciais de nossos países vizinhos", diz Berner.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta