Produtos chineses passam a pagar 34% para entrar nos EUA, já os países da UE, entre eles Portugal, passam a pagar 20% de tarifas.
Comentários: 0
Tarifas aplicadas pelos EUA aos vários países
Créditos: El País

A estratégia de Donald Trump de aplicar tarifas sobre importações em todo o mundo está a fazer correr muita tinta. A China, por exemplo, aplica tarifas de 67% sobre produtos norte-americanos, pelo que os seus produtos passam agora a pagar 34% para entrar nos EUA, segundo as contas (e as tabelas) do presidente dos EUA. Já os países da União Europeia (UE), entre eles Portugal, passam a pagar 20% de tarifas. 

É uma verdadeira guerra comercial desencadeada por Donald Trump, conforme escreve o jornal espanhol El País. Guerra essa que começou por ser traçada, em primeiro lugar, contra o México e o Canadá, escreve a publicação, salientando que se trata de uma "estratégia que parece confusa nas suas formas, mas afigura-se clara no seu objetivo: ter sempre a última palavra face a um défice comercial galopante e batendo o recorde em cada revisão".

Incerteza é, cada vez mais, palavra de ordem. Disso mesmo dão conta vários especialistas, e até a ONU já tinha passado essa mensagem de cautela. Os números mostram, por exemplo, que EUA, UE e China contribuem, juntos, para mais de metade do PIB mundial. "Uma luta a golpes tarifários entre os três gigantes planetários só trará menos atividade, mais despedimentos e maior inflação", alerta a publicação.

A imagem em cima mostra a tarifa aplicada por Donald Trump e pelos EUA a cada país, uma espécie de atlas mundial da guerra comercial. Clica neste link para veres a percentagem imposta a cada nação.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta