UE e Índia alcançam “o maior de todos os acordos comerciais” após 18 anos
A União Europeia (UE) e a Índia concluíram esta terça-feira (27 de janeiro de 2026), após 18 anos, as negociações para “o maior de todos os acordos comerciais”, visando um mercado sem barreiras para dois mil milhões de pessoas, anunciou a Comissão Europeia.
Tarifas: taxas "recíprocas" impostas por Trump já estão a ser aplicadas
As novas tarifas globais determinadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que diz serem "recíprocas" e que deveriam entrar em vigor a 1 de agosto de 2025, começam a ser aplicadas a partir desta quinta-feira (7 de agosto de 2025).
Guerra comercial: Trump adia entrada em vigor de tarifas para 7 de agosto
O Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais, que deveriam entrar em vigor esta sexta-feira (1 de agosto de 2025), começam a ser aplicadas a partir de 7 de agosto.
Guerra comercial com EUA paralisa juros nos bancos centrais do mundo
Vários bancos centrais do mundo decidiram manter as suas taxas de juro de referência inalteradas nas últimas semanas, desde o Japão ao Canadá , passando também pelo Banco Central Europeu e pela Fed norte-americana.
Guerra comercial: UE e EUA chegam a acordo para tarifas de 15%
A União Europeia (UE) e os EUA chegaram este domingo (27 de julho de 2025) a um acordo comercial que prevê a imposição de tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus.
BCE põe pé no travão: mantém juros inalterados após série de cortes
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu meter um pé no travão e manter as suas três taxas de juro diretoras inalteradas esta quinta-feira, dia 24 de julho, interrompendo o ciclo de cortes.
BCE reduz juros para 2% perante baixa inflação e fraca economia
As tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia (UE) mantêm-se. A economia da zona euro permanece fraca, embora resiliente. E a inflação caiu mesmo para baixo de 2%, o objetivo do supervisor europeu.
Tribunal comercial impede Trump de impor tarifas – e Musk deixa Governo
Um tribunal comercial federal impediu na quarta-feira (28 de maio de 2025) o Presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas invocando uma lei de poderes de emergência, através da qual tem anunciado medidas tarifárias contra a grande maioria dos parceiros comerciais. Entretanto, Elon Musk anunciou a saída do Governo dos EUA, mostrando-se dececionado com o megaprojeto fiscal e orçamental do Executivo, que diz prejudicar o trabalho que desempenha como assessor na área da eficiência.
Milionários chineses afastam-se do mercado imobiliário dos EUA
Há dois anos, os EUA era o destino preferido dos milionários chineses. Mas perante a guerra de tarifas entre Washington e Pequim, este panorama está a mudar. A procura por casas à venda nos EUA com preços superiores a 5 milhões de euros por parte de milionários chineses está a arrefecer.
Tarifas: portugueses disponíveis para substituírem produtos dos EUA
Ao contrário dos consumidores norte-americanos, cuja principal resposta a um cenário de guerra comercial alargada será a antecipação de consumos de bens de outros países, na Zona Euro, a reação mais provável será o afastamento dos produtos norte-americanos. No caso concreto de Portugal, a maioria dos consumidores (43,6%) considera que o preço é a principal razão para a substituição dos referidos produtos, seguindo-se depois, com 41,2%, motivos relacionados com novas preferências de consumo. A falta de alternativas e outros motivos não detalhados completam o ranking, com 6,9% e 8,3%, respetivamente.
BCE volta a reunir - e analistas admitem novo corte nos juros
O Banco Central Europeu (BCE) vai decidir o próximo passo da política monetária, num contexto de incerteza à volta da guerra comercial com os EUA, e os analistas antecipam que vai avançar um novo corte de 25 pontos base."Esperamos que o BCE baixe os juros em 25 pontos base (p.b.) na sua reunião de 1
Tarifas de Trump vão encarecer construção de casas nos EUA
A política de tarifas imposta pela administração de Donald Trump pode aumentar os custos de construção nos EUA em cerca de 9.200 dólares, cerca de 8.390 euros, segundo a Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB).
Tarifas: União Europeia aprova resposta de 25% a produtos dos EUA
A União Europeia (UE) aprovou esta quarta-feira, 9 de abril de 2025, por maioria, a aplicação de tarifas de 25% a produtos norte-americanos, em resposta às tarifas aplicadas pelos EUA ao aço e alumínio europeus.
Tarifas de Trump: onde investir após o colapso dos mercados de ações?
A guerra comercial dos EUA está apenas a começar: a partir de 5 de abril, entraram em vigor tarifas recíprocas de 10%, que aumentarão dependendo do país, a partir de 9 de abril. Para a UE estão previstas taxas de 20%.
Tarifas: taxas "recíprocas" de Trump já entraram em vigor
As tarifas, que o Presidente dos EUA chama de "recíprocas", já entraram em vigor, tratando-se de uma taxa que se soma à tarifa mínima global de 10% que se começou a aplicar a 5 de abril.
Novas tarifas de Trump deixam Fed em dilema sobre juros
O mundo está em sobressalto depois de Donald Trump, presidente dos EUA, ter anunciado as novas tarifas para vários países (União Europeia incluída). A guerra comercial está lançada a nível internacional e terá impacto também nos EUA, enfraquecendo a economia e aumentando a inflação.
Tarifas de Trump na mira de todos: CE, FMI e Governo metem mãos à obra
A imposição de novas tarifas pelos EUA sobre importações da União Europeia (UE) e de outros países está a causar grande alvoroço e uma forte contestação a nível internacional.
Que tarifas impôs Trump a cada país? O atlas da guerra comercial
A estratégia de Donald Trump de aplicar tarifas sobre importações em todo o mundo está a fazer correr muita tinta. A China, por exemplo, aplica tarifas de 67% sobre produtos norte-americanos, pelo que os seus produtos passam agora a pagar 34% para entrar nos EUA, segundo as contas (e as tabelas) do presidente dos EUA. Já os países da União Europeia (UE), entre eles Portugal, passam a pagar 20% de tarifas.
Trump anuncia imposição imediata de “tarifas recíprocas” sobre importações
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira (2 de abril de 2025) a imposição de “tarifas recíprocas” sobre importações, incluindo de 25% sobre todos os automóveis estrangeiros.
Países da UE preocupados com tarifas impostas pelos EUA
Países da União Europeia demonstraram esta quinta-feira (3 de abril de 2025) preocupação face às tarifas impostas pelos EUA sobre todas as importações e sobretaxas para os países considerados particularmente hostis ao comércio. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, no entanto, que o bloco está "pronto para responder", estando a trabalhar em novas medidas de retaliação.
Bancos centrais mantêm juros estando cautelosos com tarifas de Trump
A incerteza sobre a política comercial global intensificou-se desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA no início do ano.
Apoio de 60 euros às famílias: há um truque para receber mais rápido
Há um novo apoio de 60 euros destinado às famílias mais vulneráveis para compensar o aumento dos preços dos bens alimentares, uma evolução que ganhou novas proporções com o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia.
Tarifa social Internet já pode ser subscrita - e há uma oferta
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aunciou que a tarifa sofial Internet "já pode ser subscrita" e que aprovou a oferta da Nowo neste âmbito, a qual "pode ser desde já disponibilizada". Esta tarifa não inclui televisão e telefone.
Eletricidade mais cara a partir de hoje para famílias em mercado regulado
As tarifas da eletricidade sobem a partir de hoje, dia 01 de julho de 2021, para os clientes domésticos que continuam em mercado regulado, o que resulta do aumento dos preços da energia nos mercados grossistas.Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta atualização da tarifa
Tarifa social da eletricidade mantém desconto de 33,8% em 2019
O Governo decidiu fixar o desconto da tarifa social da eletricidade para o próximo ano nos 33,8% – entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2019 –, mantendo, assim, o valor atualmente praticado. Vão beneficiar desta medida quase 800 mil consumidores considerados economicamente vulneráveis.