Reabilitar ou renovar uma casa antiga, tornando-a mais sustentável e eficiente energeticamente, pode ser uma dor de cabeça, bem como significar um avultado investimento financeiro. Mas há apoios e benefícios importantes a ter em conta na hora de dar resposta à pobreza energética na qual se encontram as habitações de muitos portugueses. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Comprámos uma vivenda muito antiga, desabitada e a precisar urgentemente de uma renovação total. Queremos reparar e remodelar a casa de forma sustentável e o mais eficiente possível, aproveitando para a tornar a mais confortável e “poupada” possível. O que nos aconselham?
O vosso plano de remodelação e reparação deixa-nos muito animados, por saber que os cidadãos têm preocupações ambientais, além das óbvias económicas.
Na verdade, em Portugal não existem metas ambientais para o tema em específico, existem, no entanto, metas sociais e políticas que pretendem solucionar esta crise, através da promoção de eficiência energética no domínio da habitação.
A Deco tem defendido os interesses dos consumidores nestas matérias ao desenvolver vários projetos e parcerias. O projeto RAISE-PT é um deles.
O RAISE-PT tem debatido e trabalhado em diferentes áreas, nomeadamente no combate à pobreza energética na habitação, uma das maiores crises do sistema energético em Portugal e na Europa. No caso português, a dificuldade em implementar projetos, quer seja por falta de recursos ou por temas burocráticos, tem sido grande, levando até os portugueses a recuar nas suas intenções de remodelação das suas casas.
O RAISE-PT, através de ações sobre o design passivo (janelas de vidro duplo, isolação de edifícios, entre outros) e sobre o design ativo (solar térmico, bombas de calor, ar condicionado, entre outros) dos edifícios, tem agitado a opinião pública e envolvido diversos interessados no tema.
O objetivo é facilitar a implementação de projetos e investimentos no domínio da habitação de forma a resolver a presente crise. Uma das estratégias-chave é promover a eficiência energética e o uso de fontes de energia limpa.
O financiamento da transição para a energia limpa requer investimentos. Infelizmente, as atuais barreiras de mercado estão a dificultar a realização do investimento necessário para garantir a transição energética.
Estamos certos de que poderão saber mais sobre apoios e benefícios com a nossa equipa.
O RAISE-PT está ao vosso dispor!
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 e do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via Skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta