Investimento superior a 22 milhões de euros em obras realizadas pela empresa Wikibuild em 36 edifícios do parque municipal.
Comentários: 0
Lusa
Lusa

A Câmara Municipal de Setúbal vai avançar com a reabilitação do Bairro Afonso Costa, tendo em vista a beneficiação de 308 casas e áreas comuns de 36 edifícios, num investimento superior a 22 milhões de euros, informou a autarquia.

A adjudicação da empreitada de reabilitação do Bairro Afonso Costa foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara da semana passada e, segundo a autarquia, a operação é inserida nas prioridades definidas para a requalificação do parque habitacional municipal associada à Estratégia Local de Habitação de Setúbal, aprovada e desenvolvida no âmbito do programa 1.º Direito, definido e estruturado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o município de Setúbal.

A empreitada foi adjudicada à empresa Wikibuild, S.A., com financiamento assegurado pelo Programa de Apoio ao Acesso à Habitação através do investimento RE-CO2-i01 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A empreitada, dividida em três lotes, tem o valor global de mais de 22,25 milhões de euros, aos quais acresce a taxa de IVA, e o prazo de execução de 360 dias, tendo o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, assinalado que o valor total ascende a cerca de 25 milhões de euros.

Os trabalhos a executar nos 36 edifícios que integram o parque municipal do Bairro Afonso Costa consistem essencialmente na substituição de todos os telhados, incluindo a laje de esteira, na reabilitação integral das fachadas e na beneficiação das infraestruturas no interior das frações de estatuto municipal.

Setúbal utiliza apartamentos modulares para alojar moradores enquanto faz obras municipais

Bairro Afonso Costa, Setúbal
@Google Maps

A intervenção prevista foi apresentada aos moradores no dia 08 de agosto, numa sessão pública realizada no bairro.

“Viemos aqui prestar informações sobre o processo das obras nas vossas habitações. Estamos a valorizar o património do município e a criar as condições para que as pessoas que ali vivem tenham melhores condições de bem-estar”, disse na altura o presidente da câmara, citado em comunicado da autarquia.

No encontro com cerca de uma centena de habitantes, que decorreu no largo junto da Escola Básica do Bairro Afonso Costa, André Martins esteve acompanhado pela vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, pela vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos.

“Sabemos que é um esforço deixarem a vossa casa durante seis meses, que é o tempo médio de intervenção em cada habitação. Vão para apartamentos modulares que têm boas condições de habitabilidade, incluindo ar condicionado, mas sair de casa é muito difícil”, admitiu, aconselhando, no entanto, os moradores a falarem com pessoas que já tenham passado por processos idênticos noutros bairros.

André Martins adiantou que essas pessoas lhes dirão que “não foi fácil, mas valeu a pena, porque o resultado é muito diferente do que existe atualmente”, e considerou “fundamental que as pessoas estejam disponíveis para participarem no processo”, para que todas as partes fiquem “mais felizes”, quem fez a obra e os moradores, “que ficam com muito melhores condições de habitabilidade”.

Segundo o autarca, em Setúbal “já foram entregues cerca de 100 casas” nos bairros das Manteigadas, Alameda das Palmeiras, Bela Vista e Forte da Bela Vista, estando a ser investidos 160 milhões de euros na requalificação dos bairros municipais.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta