Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Municípios

Últimas notícias sobre "Municípios" publicadas em idealista.pt/news

Travão a fundo nas receitas das autarquias com IMT e IMI: derrama sobe 15% e ajuda nas contas

Os municípios aumentaram o seu excedente em 2019 para 568 milhões de euros, mais 112 milhões que em 2018. No entanto, ao contrário de outros anos, em 2019 não foram os impostos relacionados com o imobiliário a dar um impulso às contas das autarquias, já que a receita com IMT travou a fundo e a de IMI caiu. A resposta está no aumento da derrama, que incide sobre os lucros das empresas, e na venda de terrenos por parte do Município de Lisboa.

Notícia sobre:

Matosinhos, um exemplo de como os municípios estão a combater os problemas da habitação

O movimento de cooperativas, que foi pioneiro em Matosinhos (Grande Porto) na construção de habitação a custos controlados, não foi esquecido no conjunto das novas medidas de apoio à habitação, promovidas pela autarquia local. A garantia é dada por Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit – Empresa Municipal de Habitação, da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), em entrevista ao idealista/news. “Estamos a analisar o apoio das cooperativas de habitação. Fomos ouvi-los e queremos envolvê-los”, conta.

Notícia sobre:

IMI em 2020: as taxas que vão aplicar as autarquias aos proprietários

Todos os anos as autarquias têm de determinar - e comunicar às Finanças até ao dia 31 de dezembro - o valor que pretendem cobrar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos proprietários com imóveis nos respetivos concelhos. Para 2020, a maioria dos municípios decidiu aplicar a taxa mínima, correspondente a 0,3%.

Notícia sobre:

Descontos no IRS: o teu município é um dos 134 que vão devolver imposto em 2020?

As autarquias recebem todos os anos do Estado, desde 2008, o equivalente a 5% da receita de IRS cobrado dentro dos respetivos concelhos. E as assembleias municipais têm de decidir se devolvem, depois, todo ou parte (entre 0,5 e 5%) desse imposto aos contribuintes. Em 2020, toca-lhes uma quantia superior a 472,7 milhões de euros e quase metade dos municípios optou por abdicar deste dinheiro. Como vai ser no caso do município onde vives? 

Notícia sobre:

TOP 10 das autarquias com maiores passivos e mais receitas vindas de impostos e taxas

Os municípios arrecadaram 3.470,2 milhões de euros em impostos e taxas em 2018, o montante mais elevado de sempre. A câmara de Lisboa é a que tem o maior passivo e a de Portimão aquela onde o valor das receitas de impostos, taxas e licenças mais pesa.

Notícia sobre:

Municípios terão de devolver 16 milhões de euros de IMI a empresas eólicas

Mais de uma centena de concelhos vão sofrer um corte nas receitas fiscais. Em causa está uma decisão dos tribunais administrativos de que as autarquias terão de compensar, em milhões de euros, as empresas de energia eólica por cobrança indevida de IMI.

Notícia sobre:

IRS: vais ter desconto no município onde vives? O mapa responde

Há cada vez mais municípios a abdicar de parte (ou mesmo da totalidade) da receita do IRS para dar descontos aos habitantes locais. Sabes se é o caso do concelho onde vives?

Notícia sobre:

Cascais prepara-se para avançar com requisição pública de imóveis

Imóveis devolutos ou em avançado estado de degradação. Estes são os alvos da Câmara de Cascais, que pretende avançar com um programa de requisição pública de casas para colocar no mercado com rendas acessíveis.

Notícia sobre:

IMI: O teu concelho é um dos onde mais se paga este imposto?

Um quinto da cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) total, a nível nacional, está concentrado em apenas cinco concelhos: Lisboa, Sintra, Cascais, Vila Nova de Gaia e Porto, sendo o valor de Lisboa duas vezes superior ao de Sintra (o segundo concelho com maior cobrança total de IMI). Já no que respeita à cobrança per capita deste imposto, que atingiu um total de 1 533 205 milhares de euros em 2015, são sobretudo os concelhos do Algarve a registar os valores mais elevados.

Notícia sobre: