
A Siemens está a negociar, em exclusivo, com a gestora de fundos de investimento imobiliário Square Asset Management a venda e posterior arrendamento (“sale & leaseback”) do complexo de edifícios que possui em Alfragide, na Amadora. A operação visa libertar capital da empresa enquanto mantém a utilização das instalações.
De acordo com o Jornal de Negócios, a gigante alemã confirmou que está a considerar esta operação, mas acordou com a Square que os detalhes financeiros e contratuais não serão divulgados até ao fecho do processo. A informação surge após notícias preliminares avançadas pela Bloomberg, que já davam conta do interesse da Siemens em vender e arrendar de volta o seu “hub” em Portugal.
"Confirmamos que estamos, neste momento, a considerar uma operação de venda e posterior arrendamento (sale & leaseback) das instalações da Siemens em Alfragide. As partes acordaram não divulgar detalhes até ao fecho do processo", avançou fonte oficial da empresa.
O complexo em causa é composto por cinco edifícios principais e dois secundários, incluindo uma cantina e uma unidade de saúde, cobrindo um total de 65 mil metros quadrados (m2) – área equivalente a quase dez campos de futebol. Atualmente, o “hub” emprega cerca de 2.800 pessoas, distribuídas pelos setores de energia, transportes e mobilidade, e tecnologias da informação, lê-se na publicação.

A Siemens terá recebido múltiplas propostas, mas escolheu avançar com a Square para negociar os termos finais do negócio. O processo entra agora numa fase de definição detalhada das condições de venda e arrendamento.
Além do campus em Alfragide, a Siemens mantém escritórios no Porto e uma fábrica em Corroios, dedicada à produção de carregadores para veículos elétricos. O Negócios lembra que a Square Asset Management, liderada por Pedro Coelho, já tinha anunciado em junho a intenção de investir 200 milhões de euros em imobiliário comercial em Portugal e Espanha até ao final do ano, reforçando a relevância estratégica deste acordo.
A concretização deste “sale & leaseback” marcará uma das primeiras grandes operações sob a liderança da CEO Sofia Tenreiro, que assumiu recentemente a direção da Siemens Portugal. A operação permitirá à empresa alemã otimizar recursos financeiros sem perder a operação funcional das suas instalações estratégicas no país.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta