Portugal foi dos países que mais progrediram, ficando apenas atrás da Eslovénia e da Itália.
Comentários: 0
Vida saudável após os 65 anos
Freepik

Portugal registou nos últimos anos uma evolução significativa no tempo de vida saudável após os 65 anos, embora ainda se mantenha abaixo da média europeia. Segundo o Eurostat, um português com 65 anos pode esperar viver, em média, 8,4 anos sem limitações graves de saúde ou incapacidades, um aumento expressivo face aos 6,2 anos de 2014, correspondendo a uma das maiores subidas da União Europeia neste período.

Em termos de progresso, Portugal ficou apenas atrás da Eslovénia e da Itália, e a melhoria torna-se ainda mais evidente ao analisar as últimas duas décadas. Em 2004, os portugueses podiam esperar apenas 4,4 anos de vida saudável após os 65, praticamente metade do valor atual. Apesar deste avanço, a média da UE em 2023 situa-se nos 9,4 anos, evidenciando que ainda há margem para melhorar a qualidade de vida da população mais envelhecida.

Tempo de vida saudável na UE
Jornal de Negócios

Uma particularidade do país é que, contrariamente à tendência europeia, os homens portugueses vivem mais anos com boa saúde do que as mulheres. Aos 65 anos, os homens podem esperar 9,1 anos saudáveis, enquanto as mulheres apenas 7,3. O tempo de vida saudável aumentou mais rapidamente que a esperança média de vida global, que subiu 1,2 anos entre 2014 e 2023, sugerindo que os portugueses não só estão a viver mais, como também melhor.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta