José Cardoso Botelho deixa o cargo após oito anos à frente da promotora imobiliária e deverá iniciar um projeto autónomo.
Comentários: 0
José Cardoso Botelho
José Cardoso Botelho Vanguard Properties Catarina Lopes

A promotora imobiliária de luxo Vanguard Properties anunciou esta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2025, uma transição de liderança em Portugal, com Alexandre Berda [filho de Claude Berda, acionista do grupo] a assumir funções de CEO, sucedendo a José Cardoso Botelho, que deixa o cargo após oito anos à frente do grupo, devendo iniciar um projeto autónomo. A decisão visa assegurar a continuidade dos projetos em curso e a execução do plano estratégico da empresa no país.

"Amplamente reconhecido como uma das figuras mais inovadoras do setor imobiliário em Portugal [José Cardoso Botelho], deixa uma marca indelével na forma como este mercado evoluiu e se posiciona hoje", refere a empresa em comunicado, adiantando que a liderança passa agora a ser assumida por Alexandre Berda.

Segundo se lê na nota, o objetivo desta transição é garantir a plena execução dos projetos em curso, a consistência operacional e a concretização do plano estratégico definido para os próximos anos. 

"A Vanguard Properties continuará a focar-se no desenvolvimento de projetos imobiliários de elevada qualidade, mantendo-se fiel ao compromisso de criar valor sustentável para o país, para os seus clientes, parceiros e colaboradores. Com diversos projetos em desenvolvimento, a família Berda reafirma a sua confiança no mercado português, onde continuará a investir, inovar e criar valor a longo prazo", acrescenta a promotora imobiliária

O grupo, fundado em 2017 pelo investidor luso-suíço Claude Berda e José Cardoso Botelho, possui atualmente mais de 20 projetos urbanos e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, sobretudo no segmento de luxo, de acordo com o Expresso

Segundo a publicação, a saída de Cardoso Botelho foi amistosa, mas motivada por “diferenças de pontos de vista” sobre a estratégia de desenvolvimento de alguns ativos, especialmente entre residencial e turístico/hoteleiro e para iniciar um projeto autónomo, mantendo-se, no entanto, como vice-presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

Entre os ativos mais significativos detidos pela Vanguard Properties estão a Herdade da Comporta – adquirida em 2019 em parceria com a Amorim Luxury por 157,526 milhões de euros – e os projetos turísticos e hoteleiros Torre e Dunas, que estão à venda, escreve o Jornal Económico. A publicação refere ainda que a mudança de liderança surge na sequência de Claude Berda se ter afastado da gestão da empresa por motivos de saúde.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta