
A Rua do Ouro, na Baixa de Lisboa, vai ganhar dois novos hotéis de luxo, que saem do papel pela mão do grupo SANA, através da sua nova marca hoteleira topo de gama, designada Mythic. A primeira unidade abre portas ainda este ano, num edifício que foi comprado, em 2018, ao banco BCP. Já a segunda, que será inaugurada mais tarde, visto que as obras vão ainda começar, vai nascer na antiga sede da CGD.
Vamos por partes. O grupo SANA revela, em comunicado, que o MYTHIC SANA Downtown Suites, um exclusivo boutique hotel de luxo lazer, será inaugurado até dezembro de 2025, na Baixa Pombalina, representando um investimento de 45 milhões de euros. Um projeto que reafirma o compromisso do grupo em expandir a presença no segmento de luxo e em reforçar a atratividade turística e económica da capital.
O MYTHIC SANA Downtown Suites terá 48 suítes e quartos espaçosos e distingue-se pelo conceito de hospitalidade personalizada e intimista. “Entre as inovações, destaca-se a introdução dos Golden Sleeves Butlers, profissionais altamente especializados disponíveis 24 horas por dia, dedicados a prestar um serviço exclusivo, adaptado às necessidades de cada hóspede. Este modelo de hospitalidade, inédito em Portugal, estabelece um novo padrão de excelência ao combinar atenção permanente com total discrição”, lê-se na nota.
Segundo o grupo SANA, o hotel, que se assume “como uma nova âncora de atratividade na Baixa Lisboeta, reforçando o valor turístico, cultural e económico da cidade”, é mais do que um local de estadia: “Posiciona-se como um santuário urbano, onde a história se funde com a modernidade e onde cada detalhe é pensado para surpreender. Um espaço desenhado para responder às exigências de viajantes sofisticados de todo o mundo, e que simboliza o futuro da hotelaria de luxo e lazer em Lisboa”.

Preços por noite variam entre 600 e 5.000 euros
De acordo com o Expresso, trata-se de um edifício de seis pisos que ocupa quase um quarteirão inteiro na Baixa de Lisboa, tendo sido ocupado pelo banco Millennium bcp (e anteriormente, na década de 70, pelo Banco Português do Atlântico). Está a ser alvo de uma profunda reabilitação e irá reabrir ainda este ano, tendo 48 suites com serviço de mordomo ao longo de 24 horas. Os preços por noite variam entre 600 e 5.000 euros.
“Lisboa pode ser tão boa como Paris ou Londres para mercados de nível alto. Vamos parar de promover Lisboa como a capital mais barata da Europa, o que não impede de poder haver sempre na cidade hotelaria para todos”, disse Marie-Helène Moreira, diretora do Mythic SANA Downtown Suites, citada pela publicação.
A responsável sublinhou que “este não é um hotel para todos, embora receba todos”, e adiantou que os clientes-alvo “podem ser artistas, CEO ou membros da realeza, pessoas de alto nível que procuram privacidade, segurança e discrição”.
“Não se querem misturar com outros que estão no lóbi, e Lisboa precisa de valorizar esse nicho de mercado, que ainda não existe, pois muitos destes clientes chegam à cidade e vão diretamente para a Comporta ou para o Algarve”, observou.

Antiga sede da CGD renasce como hotel de luxo
Ainda de acordo com o Expresso, o Grupo SANA terá, também na Rua do Ouro, outro hotel de luxo sob a marca Mythic. Em causa está a reabilitação de um edifício que ocupa um quarteirão inteiro e que funcionou como sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tendo o edifício sido comprado pelo grupo em março de 2019.
Já tem projeto aprovado e terá 101 quartos e suites, estimando-se que as obras arranquem no início de 2026, devendo durar 30 meses.
“Este hotel que vamos ter no edifício da CGD vai ser um pouco o ‘irmão’ do que vamos abrir este ano na Rua do Ouro e funcionar em complementaridade, reunindo toda a força da marca de luxo que estamos a lançar”, explicou Marie-Helène Moreira.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta